03/09/2020 às 21:00, atualizado em 04/09/2020 às 10:09

Pontos turísticos ganham atenção especial na Semana da Pátria

GDF Presente lava fachada de monumentos como Teatro Claudio Santoro e Clube do Choro. Nos próximos dias será a vez dos vitrais da Catedral

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Brasília 24 de junho de 2019//Catedral de Brasília.Foto Luis Tajes/Setur-DF

Catedral será revitalizada na próxima semana | Foto: Secretaria de Turismo do DF

“Está bem conservada, linda, mas tem que cuidar. A gente vê que a poeira já começou a sujar a parte de fora”, observa a moça, ressaltando a importância do programa.

Relevância celebrada por outra entrevistada da Agência Brasília. “É um trabalho importantíssimo não só agora no feriado, em que Brasília recebe mais turistas, mas no ano inteiro. É o patrimônio de nossa cidade”, emenda Sabrina Rocha, moradora de Sobradinho.

Parceria

O trabalho de revitalização dos monumentos é feito pelo GDF Presente com apoio da Administração do Plano Piloto. A cúpula do Museu Nacional foi higienizada e pintada há 15 dias. O Museu do Índio e os espelhos d’água em frente ao Palácio do Buriti também foram revitalizados.

Parada oval e arredores da sede do governo foram totalmente recuperados | Foto: GDF Presente

Recolhimento de entulho e limpeza de bueiros

Ainda no Plano Piloto, as equipes do GDF Presente seguem com ações preventivas antes da chegada das chuvas. Entre as quadras 708 Norte e 702 Norte, em frente ao Colégio Militar, servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da administração regional desobstruíram 38 caixas de águas pluviais e recolheram 84 sacos de terra, ramagens de raízes e materiais descartáveis como plástico, garrafas pet e latas, entre outros.

Já na região de Água Quente, no Recanto das Emas, o Polo Sul do programa limpou uma imensa área que margeia a Rodovia DF-190. Quatro caminhões-caçamba recolheram 40 toneladas de lixo como restos de construção civil, pneus e podas de árvores.

Na cidade do Gama, a Operação Buraco Zero continua a todo vapor e, hoje, recapeou diversas vias no Gama Oeste, próximas ao Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (Cose), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).