04/09/2020 às 21:30, atualizado em 06/09/2020 às 13:37

Trabalho e dignidade marcam ponto no Setor Comercial Sul

Iniciativa do GDF – envolvendo 16 órgãos – fez mais de 1,5 mil atendimentos a população em situação de rua

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Elaine dos Santos | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Elaine dos Santos, de 24 anos, foi uma das agraciadas com um kit de higiene pessoal. Ela está em situação de rua há três anos e aproveitou a ação integrada no SCS para emitir sua identidade, se cadastrar na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e, na Unidade Móvel da Secretaria da Mulher, se informou sobre seus direitos e como proceder em uma situação de violência. “Eu aprendi que nós não devemos ficar caladas, sofrendo qualquer tipo violência. E falo muito isso para as minhas amigas que sofrem, mas não têm coragem de denunciar”, garante.

Confira o balanço final das ações realizadas no SCS:

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)
CadÚnico: 98 atendimentos
> consulta, inscrição e atualização de dados
Abordagem social: 770 atendimentos
> conversas e encaminhamentos para as instituições que estavam presentes
Acolhimentos: 43
> para casas de acolhimento à população em situação de rua

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)
37 atendimentos
Acolhimentos: 5
> para comunidade terapêutica para tratamento de dependência química

PCDF
120 emissões de RGs

Secretaria de Saúde (SES)
132 atendimentos individuais
248 testes rápidos realizados (Covid-19, hepatite, HIV, sífilis)
> 4 positivos para Covid-19, 7 para sífilis e 2 para HIV
132 dosagens de glicemia capilar
12 encaminhamentos
> internação Caps, UPA, oftalmologia, ressonância magnética de coluna, Hospital Dia, ambulatório trans e comunidades terapêuticas

Secretaria da Mulher (SM)
128 atendimentos
> orientação sobre direitos, vinculação inicial para oferta de acolhimento em casa social para mulheres, atendimentos gerais, encaminhamentos

Codhab
168 atendimentos
> cadastro e verificação de processos em andamento

Defensoria Pública
163 atendimentos
> consultas e orientações jurídicas; emissão de voucher para isenção de taxa da 3ª via da identidade; encaminhamentos psicossociais e jurídicos

Secretaria do Trabalho (Setrab)
42 atendimentos
> cadastro no Sistema de Mão de Obra para participar do programa de 2º da Política Distrital à Pop Rua; emissão de carteiras de trabalho convencional e digital; indicações para vagas de emprego

Defesa Civil
21 atendimentos
> cadastro para entrega de cestas básicas e cobertores

* Com informações das secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e de Justiça e Cidadania