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27/09/2020 às 16:18, atualizado em 28/09/2020 às 21:45
Obra está na fase de construção das paredes. Governo utiliza substância biodegradável para estabilizar o solo e equipamento de última geração
Cumprindo o cronograma de obras, a construção das paredes segue a todo vapor. “Essa é uma etapa na qual a chuva não compromete a execução das atividades”, assegura Alline Pires. “Temos uma equipe bem-preparada, e somente no caso de temporal com raios é que vamos paralisar os serviços para garantir a segurança dos funcionários”.
Os operários trabalham na construção das muretas guias – que, conforme o nome indica, têm como principal objetivo nortear a máquina durante o processo de execução da estrutura. Serão quatro paredes com 1,20 metro de largura e 1,40 metro de profundidade, cada uma erguida a partir de 70 metros de escavação. A previsão é que sejam usados 90 mil metros cúbicos de concreto nessas estruturas
Alívio no trânsito
Com expectativa de entrega para fevereiro de 2022, o túnel de Taguatinga vai melhorar consideravelmente o fluxo de quem segue para Ceilândia, via Avenida Elmo Serejo, além de oferecer alternativa, pela superfície, para o centro da cidade. Isso evitará a retenção de milhares de veículos nos semáforos, reclamação antiga de moradores e frequentadores da região.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pela ligação subterrânea até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas comerciais e Samdu Sul e Norte.
A previsão é que também seja construída uma área arborizada com foco em pedestres, ciclistas e comerciantes. Ciclovia, quiosques e corredor do BRT devem fazer parte do boulevard, que modernizará o centro de Taguatinga.
População aprova
Pesquisa encomendada pelo GDF aponta que 86,9% da população aprovam a construção do túnel. Na percepção dos entrevistados, a obra vai facilitar o trânsito e o transporte na região. Na opinião de 78,8%, os transtornos causados pela construção serão compensados assim que a obra for concluída. Para se ter uma dimensão da importância do túnel, trafegam pela via, diariamente, 135 mil veículos.
Os dados da pesquisa foram coletados entre 8 e 10 de agosto pelo Instituto Exata Opinião Pública, que ouviu 915 moradores de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, as três principais regiões administrativas (RAs) beneficiadas pelo túnel. Dos entrevistados, 51% são do sexo masculino e 49% do sexo feminino; 36% pertencem à faixa etária de 27 a 37 anos; 43% são da classe D e 48% moram em Ceilândia. A margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais ou para menos.