24/09/2020 às 20:41, atualizado em 29/09/2020 às 18:09

Acordo para promoção do turismo acessível no DF

Setur-DF e Embratur assinam protocolo de intenções que impulsiona divulgação das opções turísticas adaptadas para pessoas com deficiência

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Marco: o instante da assinatura do acordo de promoção do turismo acessível | Foto: Setur-DF

O Guia Turístico Arquitetônico Acessível – não à toa lançado no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro – mapeou atrações e monumentos em Brasília que já contam com acessibilidade. A rota está disponível no site da Setur-DF e percorre o eixo central da capital, compreendendo Memorial JK, Planetário, Torre de TV, Museu Nacional Honestino Guimarães, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a célebre Praça dos Três Poderes, onde está localizada a Casa de Chá, que abriga um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Parceira desde o início das discussões do acordo, a presidente da UNA, Andrea Pontes, comemorou a assinatura do protocolo. “É um prazer receber este apoio da Embratur, ver que o poder público se importa com a inclusão destas pessoas. Nesta primeira rota arquitetônica acessível, criamos uma metodologia inédita em conjunto com a Setur, que possibilitará que as pessoas com deficiência possam visitar nossos monumentos com segurança e despertar a consciência da importância da acessibilidade na sociedade”, disse.

Inclusão

Sob orientação do Governo Federal, que passou a incluir intérpretes de Libras em todos os eventos, a Embratur também avançará na discussão da inclusão no setor turístico, com a abertura de uma gerência específica para o tema dentro da agência. “O projeto da Secretaria de Turismo vem ao encontro das iniciativas e prioridades da Embratur. Essa questão da acessibilidade para o turista é de fundamental importância e, por isso, estamos criando na Embratur uma gerência especial de inclusão”, apontou o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Gentil Venâncio.

Alterar a atuação da Embratur para o território brasileiro foi uma das formas encontradas pelo Governo Federal para fortalecer o turismo nacional durante o estado de calamidade decretado em razão da pandemia de Covid-19. Seis meses após o fim da crise sanitária a agência voltará a atuar no exterior e levará as campanhas sobre as belezas do Amazonas para o mundo.

“Com a histórica transformação da Embratur de instituto para agência – após a aprovação da MP [medida provisória] 907 e sanção do presidente Bolsonaro no último mês de maio –, foi determinado que devemos atuar no Brasil. Por isso, campanhas já estão sendo realizadas para que o brasileiro conheça as maravilhas do seu país, porque ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias”, arremata Gilson Machado.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo