08/10/2020 às 12:11

Saúde aprimora parceria com a OMS

Encontro com representante da organização no Brasil revigora acordos de cooperação com o GDF

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal quer fortalecer os projetos da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) por meio da revitalização de acordos de cooperação técnica e financeira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em reunião com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a representante da Opas no Brasil, a médica Socorro Gross Galiano, manifestou interesse em investir nessa parceria, com a possibilidade de contemplar outros projetos desenvolvidos pela pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

“Para a Opas, o trabalho de Vigilância à Saúde é muito importante”, destacou a dirigente. “Aqui no Distrito Federal, vemos muitas ações exitosas. Hoje estamos vivendo um surto. Essa construção e a troca de informações nos possibilita ter uma vigilância de alerta e criar propostas”.

Trabalho conjunto

As ações da SVS consistem em criar protocolos e normativas para prevenção da Covid-19 e fiscalizar o cumprimento dessas orientações. Fazem parte da SVS as diretorias de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e de Saúde do Trabalhador, além do Laboratório Central de Saúde Pública. São essas áreas que trabalham na prevenção, promoção, redução e eliminação dos riscos e agravos à saúde da população.

O secretário de Saúde salientou que o GDF tem se empenhado para dar continuidade aos projetos de cooperação com a Opas. “A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária têm equipes muito competentes, com vasta experiência, e só temos a ganhar com essa cooperação”, afirmou. O subsecretário de Vigilância à Saúde endossou: “Essa troca de conhecimento é muito importante para a saúde do DF”.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde