25/10/2020 às 17:31, atualizado em 25/10/2020 às 19:10

Treinamento aprimora o uso de aplicativo por servidores

Governo moderniza gestão com mais controle de solicitações e atendimento às demandas da população

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Zaira: “estou pronta para ensinar os moradores”| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em Ceilândia, por exemplo, tapa-buracos, poda de árvores, falha na iluminação pública são serviços muito requisitados, informa a servidora Zaira Zuren, 31. Há dois anos na administração, ela revela que adorou o aplicativo e que, agora, aprendeu a mexer nele com desenvoltura.

“Estou pronta para ensinar os moradores. Já afixamos o cartaz na administração informando do e-Cidades e agora vamos reforçar o uso na hora do atendimento. A ideia é que a pessoa não precise mais voltar aqui e resolva tudo sem sair de casa”, adianta Zaira.

“Às vezes o cidadão quer um documento comprovando que esteve no órgão ou um carimbo de recebido. Com a tecnologia, você acompanha tudo na palma da mão, né?” , elogia a funcionária.

Mais praticidade e menos burocracia

Assessor especial do governo e um dos criadores do e-Cidades, Tadashi Mae lembrou que a pandemia do coronavírus trouxe essa oportunidade. Lançado em 30 de junho, época em que os protocolos não atendiam presencialmente, o e-Cidades veio para ficar, e vai crescendo. Já são quase 700 demandas registradas até o momento, especialmente de serviços de manutenção, limpeza e conservação. Quarenta e um por cento já atendidas e o restante em análise.

No treinamento, foi ensinado aos servidores todas as opções do e-Cidades e também o acesso rápido às demandas que ficam registradas em um sistema. Na tela, são oferecidos campos com as opções de serviços oferecidos pela coordenação das cidades. Além dos serviços de manutenção, o requerimento de documentos (alvarás, licenças de funcionamento) e pedidos de informação de documentos encabeçam a lista das demandas em maior número.

Estamos desburocratizando, acabando com as aglomerações nos órgãos e reduzindo o uso de papel, que gera economia aos cofres públicos. E, o mais importante, otimizando o atendimento às necessidades do brasilienseTadashi Mae, um dos criadores do e-Cidadescentro

Link direto com as administrações

“É o link direto entre nós que trabalhamos para as cidades e o morador do Distrito Federal. De forma muito prática. Pegamos no e-cidades o pedido do cidadão e já encaminhamos logo para o setor responsável, sem perder tempo. Hoje foi importante para sanar umas dúvidas de como monitorar o sistema, por exemplo”, informa o servidor do setor de protocolo do Jardim Botânico, Thiago Wilson, 32.

Disponível nas plataformas IOS e Android, o e-Gov pode ser baixado rapidamente no telefone e é vinculado à plataforma de serviços do Governo Federal (Gov.br). Foi desenvolvido por técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Economia.

Presente na aula desta quarta-feira (21), o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos, lembra que o papel dos servidores é fundamental nesse processo. “Vemos no e-cidades uma ferramenta que vai ajudar o Distrito Federal a melhorar, a partir do trabalho de cada membro das Administrações Regionais. E pedimos também as críticas e sugestões para que ele possa ser melhorado e aperfeiçoado”, frisa.

A Secretaria de Governo estuda a realização de mais um treinamento até o final do ano. O acesso ao manual de instruções do app também pode ser acessado no site.