30/08/2011 às 03:00

Inscrições para o FAC

Cultura vai oferecer cursos de orientação para apresentação dos projetos culturais

Por

Secretaria de Cultura

As inscrições para apresentar projeto no Fundo de Apoio à Cultura 2011 começam amanhã (31/08). Atuais beneficiários que desejarem participar do Edital 2011 devem finalizar seus projetos hoje, 30 de agosto. As inscrições seguem até 18 de setembro às 23h59min e serão feitas, apenas, por meio eletrônico (via internet) através da plataforma do SALIC WEB oferecido em parceria pelo Ministério da Cultura. O link estará disponível pelo www.sc.df.gov.br.

Os proponentes que tiverem prestação de contas pendente de análise pelo Conselho de Cultura e Conselho de Administração até a data de abertura das inscrições poderão participar do processo seletivo, no entanto, apenas poderão receber os recursos financeiros após a aprovação da prestação de contas, observado o prazo de um ano de vigência do processo seletivo, previsto nos Editais. Confira aqui o conjunto de editais que compõe o “FAC 2011” que, nesta edição, apoiará um total de 550 projetos.

Para orientar novos proponentes, a Secretaria de Cultura está oferecendo cursos de orientação para a apresentação dos projetos. A próxima turma está prevista para 13 de setembro. Interessados podem solicitar sua inscrição pelo email cursosfac2011@sc.df.gov.br informando nome, telefone e RG. As vagas são limitadas e os selecionados receberão um email de confirmação para participar do curso.

O FAC 2011, também, possui um email para esclarecimento de dúvidas duvidasfac2011@sc.df.gov.br e uma página na internet www.fac2011.com.br

FAC 2011

Os recursos do FAC, a partir de agora, estarão divididos em ações da cadeia produtiva que possibilitem a estruturação do segmento. São elas: Apoio ao Registro e à Memória, Apoio à Montagem de Espetáculos, Apoio à Difusão e Circulação, Apoio à Manutenção de Grupos e Espaços, Apoio à Criação e Produção; e Indicadores, Informações e Qualificação. Também foram diversificadas e ampliadas as possibilidades de projetos dentro das áreas das linguagens artísticas, serão 153 tipos de projetos diferentes.

Outra novidade é o incentivo para a circulação da produção cultural. Serão apoiados projetos para circular em todo o DF e Entorno, circulação Regional (Centro-Oeste, Tocantins e Minas Gerais) e da Nacional. Além de possibilitar o acesso aos bens e serviços culturais em toda a região, os artistas brasilienses poderão mostrar seus trabalhos pelo país proporcionando intercâmbio, ganhando experiência e divulgando a arte da Capital.

Os investimentos em circo e cultura popular mais que dobraram em relação a 2010 e as produções em audiovisual receberam um reforço orçamentário. Serão produzidos cinco longas, 18 curtas, 15 CDs, seis DVDs de música. Os grupos artísticos e espaços culturais privados de uso público terão apoio para sua manutenção por um ano. Ao todo serão 60 grupos e espaços atendidos com valores entre R$ 50 e 120 mil. Também houve investimento em ações de promoção da Diversidade e Direitos Humanos, observando a transversalidade da Cultura, e foram reforçados os recursos em informações e indicadores culturais para desenvolver a gestão cultural e a economia criativa.