29/08/2011 às 03:00

Maternidade verde

Primeira dama lança projeto que prevê a doação de uma muda de árvore para cada recém nascido no HRAS

Por

Da Redação

A primeira-dama Ilza Queiroz, participou na tarde de hoje (29/08), juntamente como secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, do lançamento do projeto Maternidade Verde, no Hospital Regional da Asa Sul (HRAS). Durante o plantio de pau brasil, árvore símbolo de nosso país, Ilza Queiroz apoiou a ideia de que sejam doadas mudas de plantas nativas aos bebês nascidos em hospitais e maternidades mantidas pelo Poder Público.

“A doação da planta acontecerá no momento da alta hospitalar, quando a mãe receberá informações sobre a espécie, finalidade e como a muda deve ser plantada e cuidada”, explicou Ilza Queiroz.

Para a diretora do HRAS, Roselle Bugarin, o projeto que tem o apoio da Organização Não Governamental Movimento Planeta Verde, que doa as mudas às mães, conscientiza,educa e cria o hábito da preservação. Segundo a diretora, nesta época onde as devastações florestais se fazem em ritmo acelerado e a emissão de poluentes elevam os riscos à qualidade de vida, é mais do que justo e necessário que se desenvolvam projetos e medidas estimulantes, principalmente dos grandes centros urbanos, ao plantio de árvores. “O gesto seria mais que um presente, seria um direito do recém nascido: o direito de viver em um lugar mais bonito e menos poluído e de respirar um ar mais puro. Ter o apoio de nossa primeira dama, que também é médica, é de fundamental importância”, concluiu.

Também estiveram presentes no lançamento o deputado federal Onofre Santos Agostini; o presidente da ONG Movimento Planeta Verde, Henrique Arthur de Souza; o diretor do programa Atenção à Saúde do HRAS, João Vilela; e o chefe de cirurgia pediátrica do HRAS, Acimar Cunha.

00014741