13/12/2020 às 13:54, atualizado em 13/12/2020 às 13:59

Voluntários se unem para arborizar parque do Guará

Cerca de 250 mudas de árvores nativas do Cerrado foram plantadas na unidade de conservação Ezechias Heringer neste domingo (13)

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O Parque Ecológico Ezechias Heringer fica na entrada do Guará II e é frequentado pelos moradores para práticas esportivas e recreação | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Ela conta que só em 2019, em parceria com as administrações regionais, foram plantadas 22 mil árvores em 22 regiões administrativas. Durante parte do ano, o grupo ensina como germinar e plantar uma muda para no período de chuva, entre dezembro e março, promover o plantio. “Plantar árvores ajuda a preservar nossas nascentes, a manter vivas as espécies do Cerrado e a promover a interação da comunidade com o lugar onde mora”, acredita Simone.

Essa interação é o que o advogado Leonardo Rangel, de 39 anos, tenta criar entre suas filhas e o meio ambiente. Acompanhado da Manuela, de 8 anos, e da Ana Júlia, de 10, eles plantaram uma muda de Ipê Amarelo no parque do Guará. O trabalho em conjunto, acredita ele, tenta conscientizar as meninas a preservarem o ecossistema e estarem atentas às questões ambientais. “Desde já elas precisam saber a importância que tem uma árvore para a nossa sobrevivência”, conclui. 

Nesta segunda-feira novas mudas serão plantadas, desta vez sob a coordenação do Comitê de Voluntariado Ambiental do Programa de Voluntariado da Vice-Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A ação também conta com os apoios do Instituto Brasília Ambiental, da Novacap e da Administração Regional do Guará. No total dos dois dias, serão plantadas 750 mudas de plantas nativas.