30/01/2021 às 17:44, atualizado em 31/01/2021 às 15:49

Novacap continua limpeza dos estragos da chuva

Temporal de terça-feira (26) atingiu especialmente a Asa Norte e derrubou dezenas de árvores

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Equipes da Novacap trabalham diariamente para colocar a cidade em dia | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Rua interditada

Na 106 Norte, parte da rua W1 Norte (a rua que passa entre as quadras 100 e 300), passou o dia interditada para os carros por causa da quantidade de galhos caídos no chão. Morador da 306 Norte há oito meses, Joel Ferreira, contou que foi a primeira chuva forte que presenciou em Brasília. “Eu morava no Rio de Janeiro, lá chovia bastante. Aqui foi o primeiro temporal que presenciei, mas falei com pessoas que moram aqui há 60 anos e disseram que nunca viram uma chuva como aquela”, disse. “Desde o dia da chuva estão limpando por aqui.”

Morador da 408 Norte, o taxista Humberto Barbosa, 53 anos, estava trabalhando na hora que choveu, mas encostou o carro quando a precipitação ficou mais forte. Ele relatou que viu árvores caídas em cima de carros e presenciou uma árvore que quase atingiu um motoqueiro ao cair. “Nasci em Brasília e nunca vi tanta árvore no chão”, disse.

Na quadra onde ele mora, o trabalho da Novacap se concentrou no gramado entre  bloco N da 408 e o O da 407, onde há árvores muito altas, cheias de galhos quebrados. Durante o recolhimento dos galhos que se quebraram e caíram durante a tempestade, a Novacap encontrou espécies de árvores que não são produzidas ou plantadas pela companhia.

Balanço
Somente neste sábado, o Departamento de Parques e Jardins fez 296 atendimentos, que envolveram recolhimento de árvores e galhos, supressões e podas em geral. Desde a última quarta-feira (27), as equipes fizeram 1.378 atendimentos e recolheram 190 árvores caídas em todo o DF.