20/02/2021 às 15:44, atualizado em 22/02/2021 às 10:57

Pepino é o nome do bebê anta do Zoo

Escolha foi feita pela população por meio das redes sociais. O filhote é do casal Melancia e Melão e nasceu no mês passado para alegria da criançada

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Os bebês anta são cuidados exclusivamente pela mãe | Foto: Filipe Reis / Zoológico de Brasília

Os bebês anta são cuidados exclusivamente pela mãe. Pepino já teve o contato de papai Melão, mas é mamãe Melancia que se vira nos cuidados com a cria. E se ela deixar, os visitantes podem flagrar os cuidados maternos no recinto das antas, já que a nova família está por lá. Até o momento, os técnicos do Zoo não precisaram intervir porque tudo corre bem. “O que fazemos é um acompanhamento clínico e uma pesagem semanal para garantir que ele está tendo o alimento que precisa para crescer”, explica o biólogo.

No item alimentação, Pepino está evoluindo muito bem. Por enquanto, ele ainda está consumindo somente o leite materno, mas brevemente vai passar a consumir folhagens. “A anta é um animal herbívoro, que se alimenta de folhas, raízes, galhos, sementes e, por isso, ela é considerada também uma dispersora de sementes”, atesta o diretor de Mamíferos do Zoo.

Extinção

A anta é o maior mamífero brasileiro. O animal é o maior  responsável pela disseminação de sementes na floresta, sendo conhecido como o jardineiro da floresta.

A espécie é praticamente encontrada em todo o Brasil, sendo que em algumas regiões ela é considerada extinta. Na Mata Atlântica, a anta tem status de criticamente ameaçada, que é o nível mais grave antes da extinção. “Esse filhote vai poder contribuir para a conservação da espécie no zoológico”, atesta Filipe Reis.