02/09/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

GDF consolida ações para o Entorno

Projetos serão apresentados ao governo federal, que vai articular políticas de Estado com os governos do DF e de Goiás, além das prefeituras

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, abriu nesta sexta-feira (2/9) o grupo de trabalho intersetorial que vai elaborar o programa de ações do Governo do DF para a Região do Entorno. A meta é fazer um diagnóstico da situação e listar ações que já estão em vigor ou ainda em planejamento, num relatório que será entregue nas próximas semanas à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O documento produzido pelo GDF será uma das bases para o Programa de Aceleração do Crescimento do Entorno do DF (PAC do Entorno), do governo federal.

“A presidenta Dilma Rousseff está sensibilizada com a situação do Entorno e está muito empenhada em fazer investimentos em parceria com os governos do DF e de Goiás, além dos municípios”, explicou o governador Agnelo Queiroz.

A reunião desta sexta-feira, no Palácio do Buriti, é um desdobramento do encontro dos governadores do Centro-Oeste com Dilma Rousseff, ocorrido em julho, para entregar a Carta do Centro-Oeste, com reivindicações comuns a todos os estados da região. A presidenta aproveitou a oportunidade para discutir a situação do Entorno do Distrito Federal.

As ações, integradas pelos governos federal, do DF e de Goiás, além das prefeituras dos 22 municípios da região, farão parte do PAC do Entorno e abrangem áreas como saúde, transportes, segurança pública, trabalho e desenvolvimento econômico e social.

Participaram da reunião de hoje, além do governador Agnelo Queiroz, os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos; de Comunicação Social, Samanta Sallum; de Desenvolvimento Econômico, Jacques Pena; de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio; de Educação, Denilson Bento da Costa; do Entorno, Bispo Renato Andrade; de Governo, Paulo Tadeu; de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; de Segurança Pública, Sandro Avelar; de Transportes, José Walter Vazquez, e o diretor de Gestão de Informações da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Júlio Miragaya.