Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/04/2015 às 02:15, atualizado em 17/05/2016 às 14:47
Praça do Conjunto Cultural da República reuniu gerações ao som de DJs e bandas militares. Grupo de dançarinos garantiu o bailado
Acompanhado de dois amigos, o estudante David Robert Pereira, de 18 anos, ficou surpreso ao ver a movimentação na praça do Conjunto Cultural da República. “Viemos dar um ‘rolé’. Não sabia desse evento. Achei divertida a mistura de culturas.” Ao contrário, a aposentada Maria Eustáquia, de 67 anos, soube com antecedência que haveria muita música por ali e se juntou a um grupo de 98 idosos do Centro Olímpico do Setor O, de Ceilândia, para aproveitar a festa. “A chuva nem me incomodou. Dancei muito. Virei quantas vezes me convidarem para este tipo de passeio.” David, Maria e outros tantos formavam o público que acompanhou a programação, na noite deste domingo (19), em homenagem aos 55 anos de Brasília.
A ideia foi transformar o local em um baile a céu aberto. Para isso, os DJs Gleyson Nascimento e Igor Fearn comandaram as pick-ups. O primeiro tocou músicas de Michael Jacson, Tim, Maia e Madonna, entre outros. O segundo mesclou música eletrônica, forró universitário e rock nacional. Também se apresentaram as bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. E para garantir o bailado, 30 participantes do movimento Mexa-se — que reúne grupos de dançarinos de várias partes de Brasília — convidavam os presentes para dançar.
O governador Rodrigo Rollemberg dançou com a esposa, Márcia Rollemberg, e com algumas integrantes do público. “É uma iniciativa para aproveitar os ambientes públicos, principalmente as praças, que são agradáveis e propícias para dançar”, disse.
Tranquilidade
A descentralização em 2015 dos eventos culturais em alusão ao aniversário da capital agradou o professor de ginástica Francisco das Chagas, de 31 anos, que dá aulas no Centro Olímpico do Setor O. “Antigamente, esse tipo de evento só ocorria durante o dia. À noite, havia shows maiores, lotados, e muitas pessoas ficavam com medo de participar. Com essa programação mais dividida, fica mais tranquilo.”
Foram a tranquilidade e a liberdade encontradas em Brasília que atraíram a dona de casa Maria Francisca Rodrigues, de 62 anos. Depois de um tempo no Distrito Federal, a piauiense chegou a morar com o marido em São Paulo, mas quis voltar. “Aqui eu me sinto mais livre. Lá tem muita gente.” Neste domingo, ela descobriu outro interesse. “Quando cheguei, vi a chuva e pensei: ‘o que vim fazer aqui?’. Mas depois de um tempo, adorei e deu até vontade de fazer aula de dança.”
Além do governador, estiveram no local os secretários de Cultura, Guilherme Reis, e de Educação, Julio Gregório, além do chefe da Casa Civil, Hélio Doyle.
Veja a programação completa do aniversário de Brasília.
Veja a galeria de fotos: