28/05/2021 às 19:29, atualizado em 28/05/2021 às 20:14

Acessibilidade na porta de casa chega a setores de Planaltina

Equipes do GDF Presente rebaixam meio-fio para acesso de cadeirantes, recolhem mais de 210 toneladas de entulho e melhoram estradas rurais

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A semana foi de muito trabalho do GDF Presente em Planaltina. Equipes do programa se juntaram a servidores da administração regional para atender uma série de demandas da comunidade. Nos últimos dias, 210 toneladas de entulho foram retiradas das ruas, em ação de combate à proliferação do mosquito da dengue. Os serviços também abrangeram a manutenção de 6 km de estradas rurais e a reconstrução de meios-fios e rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCDs).

Rebaixamento de meio-fio garante acessibilidade a quem precisa

“O material grosso são restos de obras e de pavimento de asfalto que reaproveitamos em emergências como essas”, explica Ronaldo Alves. “Também misturamos o aterro que a chuva joga dentro das bacias de contenção das águas pluviais com esses entulhos, para deixar a estrada nivelada para os carros transitarem.”

A manutenção das vias, serviço que vai da DF-230 ao monumento da Pedra Fundamental, passando pela escola classe da área, compreende um trecho de 6 km e vai atender diretamente mais de 500 moradores que vivem nas chácaras da região. O produtor rural Alcides Euflauzino de Paula, 74 anos, ajuda na intermediação entre os donos das propriedades e as equipes do GDF Presente.

“A manutenção dessa estrada aqui é um trauma para os moradores da região, porque, a depender das chuvas, tudo precisa ser refeito”, alerta. “Mas agora acredito que o serviço será mais eficiente e completo. A gente vê que o pessoal está trabalhando firme e que o governo tem boa vontade em nos ajudar.”

Cinco caminhões-caçambas e duas patrolas operam na estrada. “Por conta da logística, é um trabalho que demanda tempo”, complementa o coordenador do Polo Norte do GDF Presente.