25/06/2021 às 12:44, atualizado em 25/06/2021 às 13:06

Programa ‘Brasil do Futuro’ aposta firme na força jovem

São cinco cursos profissionalizantes gratuitos voltados para formação de profissionais de bastidores do entretenimento

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Em formato on-line, por conta da pandemia de covid-19, o projeto Brasil do Futuro oferece cinco cursos profissionalizantes gratuitos voltados para formação de profissionais de bastidores do entretenimento. Atualmente, há 289 alunos residentes na plataforma de ensino e, o programa educativo certificou 207.

O público-alvo é formado por jovens entre 15 e 29 anos, que tenham interesse em oficinas técnicas em montagem de show e palco, produção de shows e artístico, operação de som/vídeo e técnico em fotografia.

Brasil do Futuro resultado de um Termo de Fomento executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) com Instituto de Desenvolvimento, Inclusão Social e Cultural (IDISC), entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, no valor de R$ 299,992 com geração de 15 empregos diretos e indiretos.

“Esse perfil de projeto é abraçado pela Secretaria porque mexe na formação e na qualificação da cadeia da economia criativa, abrindo oportunidades de trabalho para uma mão de obra jovem”,

A secretária de coordenação do Brasil do Futuro, Carla Veras de Lima, explica que a maioria dos estudantes dos cursos atua de maneira autônoma, destacando que “as aulas da plataforma permitem aprender habilidades para a conquista da carreira profissional de forma independente”.

“Para a pós-pandemia, espero que os nossos alunos possam aplicar de forma plena a profissão que escolheram, sem restrições. E que o projeto alcance ainda mais pessoas que buscam profissionalizar-se. Em especial, as que não possuem recursos para isso e, dessa forma, possam se reerguer após esse período difícil que estamos passando”, relata.

Quando o plano de vacinação estiver concluído e as atividades presenciais retornarem, o Brasil do Futuro vai ministrar os cursos em duas unidades socioeducativas. Assim, a formação acontecerá de forma presencial e virtual concomitantemente. As unidades estão localizadas nas Regiões Administrativas (RAs) Recanto das Emas e São Sebastião.

Horizontes estendidos

Caroline de Sousa

Cursos voltarão a ser presencial

Para a formação de Operadores de Áudio e Vídeo, o objetivo é ensinar noções básicas sobre o uso de equipamentos para realização de shows e gravações em estúdio e apresentar processos do audiovisual para qualquer formato. Cada um desses oferece 16 aulas que variam entre 20 e 30 minutos.

O cronograma de Técnico em Fotografia ensina marketing e edição fotográfica. Além de promover o desenvolvimento de capacidades artísticas, e, por causa do mercado, o aluno aprenderá gestão, autoconhecimento pessoal e profissional para direção, abordagem de modelos, mostra e expansão do próprio trabalho.

O curso de Montagem de Show e Palco oferece 16 aulas de até 30 minutos com material para auxiliar no desenvolvimento de habilidades de montagem de estruturas, sonorização e iluminação de eventos. Os inscritos estarão capacitados a operarem mesa de áudio e luz, além do aprendizado para manutenção de cabos e equipamentos.

Com uma grade de 16 aulas de até 20 minutos, o curso de Produtor de Show e Artístico busca posicionar o profissional no mercado e o direciona para desenvolvimento de habilidades como visitas técnicas, visão estética e lista de fornecedores.

Como participar?

As inscrições podem ser realizadas pelo aluno por meio do site do projeto para qualquer área. As aulas são totalmente gratuitas e online. O aluno inscrito terá acesso a todo conteúdo e material de apoio para a área de interesse. No entanto, para que as aulas iniciem, precisará esperar a formação da nova turma.

* Com informações da Secretaria de Cultura