26/06/2021 às 10:30, atualizado em 26/06/2021 às 10:36

Guardiões rurais levam proteção e orientação ao campo

Trabalho da Polícia Militar em parceria com a comunidade apresenta bons resultados; mais de 400 chácaras são atualmente monitoradas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

“O Guardião Rural gerou uma empatia entre a comunidade e a tropa, uma formação de vínculo”Christiano Fontes, produtor ruraldireita

Áreas rurais extensas e que até poucos anos atrás eram consideradas vulneráveis no Distrito Federal agora vivem um novo momento no quesito segurança. Passaram a ser monitoradas e conhecidas, graças ao trabalho do Batalhão de Policiamento Rural da Polícia Militar (BP Rural). A adesão dos moradores e produtores ao programa Guardião Rural só aumenta, ao passo que o tempo de resposta a alguma ocorrência é reduzido.

Policiais do BP Rural em reunião com a comunidade: parceria e segurança para todos

Para participar do programa Guardião Rural, basta procurar a associação de moradores ou o Conselho Comunitário de Segurança para acionar o batalhão. Os militares fazem uma palestra de sensibilização e cadastram os interessados no programa.

Além da participação nas comunidades do aplicativo, o proprietário recebe uma placa confeccionada pela polícia, desde que cumpra alguns requisitos, como possuir a documentação do terreno.

A placa reflexiva, que passou a ser almejada pelos fazendeiros, tem um QR Code com o número do cadastro e deve ser colocada na entrada da propriedade. Ela avisa que o local é monitorado pela polícia e, por meio do código, os policiais acessam a ficha do morador e dos bens da propriedade, agilizando o atendimento.