08/09/2021 às 21:17, atualizado em 09/09/2021 às 17:39

Com alta procura, 33 mil segundas doses são aplicadas nesta quarta (8)

Antecipação pode ser feita por quem tem o reforço marcado até o dia 24 de setembro, com Pfizer e AstraZeneca

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

No primeiro dia da antecipação das vacinas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca para quem tem a segunda dose marcada no cartão de vacina até o dia 24 de setembro, 33.622 pessoas completaram o ciclo vacinal. Para ser imunizado, basta procurar a unidade de saúde mais próxima que ofereça os imunizantes, levando documento de identidade com foto e cartão de vacina. Ainda nesta quarta-feira (8), outras 1.464 pessoas receberam a primeira dose e 424 a dose única.

As unidades registraram grande procura por vacina nesta quarta. Foi assim na UBS 1 do Cruzeiro Novo, que oferece as vacinas AstraZeneca e CoronaVac

O gerente da UBS 1 do Cruzeiro, Iratan Crisóstomo, chama a população para comparecer à unidade até as 17h. “É importante que os pacientes tragam um documento com foto. Organizamos nosso recurso humano para que as pessoas não precisem esperar nas filas. Venham, pois estamos aguardando vocês.”

Para agilizar o atendimento, a UBS 1 mobilizou servidores para fazer a triagem dos pacientes que chegavam. Ainda na fila, o magistrado Arilson Ramos, de 51 anos, estava na expectativa de receber a segunda dose. “Achei a antecipação da vacina uma medida muito importante para a população porque acelera o ritmo da imunização no DF. Aproveito para ressaltar o atendimento aqui da UBS 1. Não tenho nenhuma reclamação a fazer, pelo contrário, só elogios. O atendimento foi rápido e eficiente praticamente sem filas”, parabeniza.

A historiadora Cristina Brito, de 45 anos, também esteve na UBS 1 e elogiou a rapidez com que foi atendida. “O serviço do posto está excelente, as filas estão organizadas e andando num ritmo muito bom. Parabéns à equipe pela organização”, agradece.

Os pontos de vacinação de primeira e segunda doses podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF