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16/01/2022 às 09:13
Em 2021, o portal cresceu em número de publicações e em audiência com matérias que levam serviço e transparência para a população do DF
Acesso à informação pública, prestação de serviços e divulgação de notícias de interesse coletivo. Esses três pilares conduzem o trabalho na Agência Brasília, portal oficial do Governo do Distrito Federal, que, no último ano, registrou aumento da audiência.
Durante o segundo ano da crise sanitária, o número de publicações no portal cresceu. Em 2019, a média era de quase 400 publicações por mês. Em 2021, o número subiu para aproximadamente 700. A audiência também aumentou. Passando de 630 mil visualizações em média por mês em 2019, para 3 milhões em 2021. Ao longo do ano passado, o site foi lido por 11.721.737 usuários, destes 64,2% se tratavam de novos leitores.
O canal oficial do governo foi potencializado durante o período de pandemia de covid-19. “Foi um divisor de águas [o período pandêmico]. Com tanta desinformação, as pessoas preferiram ter acesso a informações confiáveis. Essa é a nossa principal proposta. Se você quer saber de uma notícia de verdade sobre o GDF, você vai até a Agência Brasília. Levamos a informação real sobre o que está acontecendo no DF”, afirma o secretário de Comunicação, Weligton Moraes.
Os conteúdos mais acessados tratam de temas de interesse público. No último ano, as matérias mais lidas abordavam informações relacionadas ao coronavírus, como esclarecimentos quanto ao agendamento e aplicação da vacina, medidas restritivas, teste de antígeno e grupos prioritários.
Mas outros assuntos também geraram picos de acessos, como inscrições para os centros de língua e a divulgação de feriados e pontos facultativos. O tema habitação foi responsável por um dos maiores números de acesso do ano.
Desde 2019, o site passa por reformulações para melhor atender o público. A próxima será ainda em 2022, quando o portal ganha novo layout. “Trabalhamos um bom tempo para pensar, desenvolver e aprovar essa “cara nova”. Teremos uma hierarquização da informação melhor, o que fará o leitor desfrutar melhor”, anuncia o secretário de Comunicação, Weligton Moraes.
O aumento da audiência no site também se deve às redes sociais. No ano passado, a Agência Brasília ganhou perfis próprios no Instagram, Twitter e Facebook, onde são veiculadas as matérias, gerando novo tráfego para o portal.
Concentração da informação
Considerado o coração das notícias do governo, o portal tem como papel divulgar todas as informações oficiais. “Se inaugurarmos uma obra, você vai saber na Agência Brasília quanto foi gasto e quantos empregos foram gerados. Se quiser saber da agenda do governador, ver um aviso de pauta, uma nota oficial, está tudo ali no site. A Agência capilariza tudo”, diz o secretário de Comunicação.
As secretarias de Estado, administrações regionais e empresas do GDF têm espaço garantido na Agência Brasília, seja com notícias produzidas pelas próprias assessorias de comunicação, seja com matérias escritas pela equipe do portal. “Somos a principal ferramenta de comunicação oficial do governo. Com uma equipe competente e dedicada, vem fazendo ótimo trabalho na divulgação das nossas ações, que são muitas. O resultado disso é o reconhecimento da população, que segue bem informada e por dentro do trabalho que vem sendo feito por todos os órgãos ”, avalia o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, destaca o papel do canal digital para informar a população sobre as ações do governo: “A tecnologia é algo fundamental na vida das pessoas e hoje muitas precisam e dependem da internet para viver e resolver os afazeres do dia a dia. A Agência Brasília é um veículo importantíssimo para o nosso governo, ela informa tudo o que os nossos gestores estão fazendo para a nossa cidade e para a população do DF”.
Papel do portal
O site da Agência Brasília está entre os mais visitados do Distrito Federal. O portal é acessado pela população, pelos servidores do GDF e pela imprensa. O interesse do brasiliense gira em torno de benefícios e serviços públicos, a exemplo de inscrições para imóveis da Codhab, programas sociais e matrículas nos centros de línguas e escolas públicas.
Sabendo desse interesse dos leitores, é possível encontrar diariamente notícias de utilidade pública, como os desligamentos de energia e água, assim como as vagas de emprego disponíveis nas 14 agências do trabalhador.
O secretário de Trabalho, Thales Mendes, reconhece o a importância do portal. “A Agência Brasília tem nos dados um suporte para a divulgação de nossas ações, possibilitando ao cidadão do Distrito Federal obter conhecimento e acesso aos programas de governo. É uma ferramenta importantíssima na construção e no fortalecimento do diálogo entre Estado e cidadão, além de pautar, de forma responsável e oficial, todos os veículos de comunicação de nossa cidade”, afirma.
Outro público do portal, a imprensa acessa o site para basear a própria pauta a partir das matérias divulgadas no site, da agenda do governador e dos avisos e das notas oficiais veiculados.
Coordenadora da editoria de Cidades do jornal Correio Braziliense, Adriana Bernardes, acessa o site várias vezes ao dia para acompanhar as notícias governamentais do DF e definir as reportagens que serão feitas no veículo em que trabalha. “Os conteúdos, especialmente os que divulgam serviços relevantes para os cidadãos, são importantíssimos. E via de regra são reproduzidos ou estimulam matérias mais aprofundadas sobre o tema”, explica.
A rotina é semelhante para o editor da Editoria Distrito Federal, do portal Metrópoles, Anderson Costolli. “O acompanhamento é frenético. O tempo todo fico dando F5 (botão de atualização) na página de últimas notícias da Agência Brasília, para avaliar os conteúdos e aproveitar os temas no dia a dia da redação da melhor maneira possível”, conta.
“O site fica aberto desde o primeiro até o último minuto do meu expediente, além dos sites das secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública, DER-DF, Detran”, diz. Isso porque Costolli percebe que há um dinamismo nas publicações nos últimos anos. “A alimentação do site tem sido mais frequente, mais tempo real. Tanto nas notícias, quanto no banco de imagens”, completa.
O jornalista explica que o portal funciona como um banco de pautas para a equipe. “Analisamos o conteúdo postado diariamente para avaliarmos quais matérias podem ser feitas pela equipe do Metrópoles. Então, sim, de certa forma é uma fonte de informação para nós”, comenta.