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21/01/2022 às 17:12, atualizado em 21/01/2022 às 17:32
Construção e reforma de pontes e elevados beneficia mais de 200 mil pessoas, entre motoristas, ciclistas e pedestres
Há três anos o Governo do Distrito Federal (GDF) vem investindo pesado na zona rural. São programas como o Caminho das Escolas, que pavimenta as estradas que levam às unidades de ensino, os novos canais de irrigação, que possibilitam um ganho de até 30% no abastecimento de água, e o grande programa de regularização de terras, que dá mais segurança a milhares de famílias. Também há investimento na rede de distribuição de produtos e em melhorias de rodovias e vicinais, beneficiando mais de 200 mil pessoas, e que totalizam mais de R$ 7 milhões. São obras de construção e reforma de pontes e substituição de elevados.
Desde 2019, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) tem intensificado as ações de manutenção e também de construção de pontes localizadas nas rodovias que integram o Sistema Rodoviário do Distrito Federal (SRDF). Confira abaixo os investimentos realizados, nos últimos três anos, para oferecer uma melhor infraestrutura a motoristas, ciclistas e pedestres das áreas urbana e rural do DF.
No local, a equipe de operários realiza a instalação de 10 vigas de ferro que darão maior sustentação ao elevado. Nos próximos dias serão realizados testes de peso sobre a ponte que definirão a data de liberação do tráfego veicular na passagem. Antes da execução do serviço atual, o elevado já havia passado pela implantação de defensas metálicas que substituíram o antigo guarda-corpo.
O tráfego de veículos, que é de cerca de 20 mil veículos por dia, está proibido desde a primeira semana de janeiro, e os motoristas estão procurando rotas alternativas durante este período.
“Mesmo que em alguns momentos esses serviços de manutenção causem a necessidade da busca por rotas alternativas, que por vezes aumentam muito o caminho percorrido pelos motoristas, é importante lembrar que as manutenções têm como objetivo principal o de aumentar a segurança de todos”, declarou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.
Confira outras pontes que foram reformadas:
Rodovia | Local | Serviço |
VC-173 | Rio Extrema | Madeira substituída por ferro |
VC-165 | Rio Extrema | Pranchões de madeira substituídos |
VC-113 | Rio Pipiripau | Pranchões de madeira substituídos |
DF-100 | Rio Jacaré | Pranchões de madeira substituídos |
BR-020 | Ribeirão Mestre D’Armas | Colocação de defensas |
DF-205 | KM 0 | Substituição de pranchões, trilhos, instalação de guarda-corpo e defensas |
VC-311 | Rio Melchior | Recomposição do aterro da cabeça da ponte e instalação de defensas metálicas |
DF-095 | Córrego do Valo, Bacia do Paranoá | Encabeçamento da ponte |
Incra 7
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Brazlândia
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Aterro sobre galerias pluviais |
*Com informações do DER-DF