12/02/2022 às 10:45, atualizado em 12/02/2022 às 15:17

Cursos oferecem formação profissional e inclusão digital gratuitamente

São 600 vagas para quem quer aprender a usar diversos programas, como o Illustrator e o Indesign, e se capacitar para o mercado de trabalho

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O projeto Escola Digital DF vai capacitar 600 pessoas, na faixa etária de 16 a 65 anos, em cursos de Webdesign, Marketing digital, Design gráfico e Letramento digital, além de Tecnologia educacional, específico para professores. Os cursos são gratuitos.

A iniciativa da Secretaria Extraordinária da Família, em parceria com as Obras Sociais Jerônimo Candinho, em Sobradinho, tem o objetivo de incentivar a inclusão digital e promover a qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Samuel Silva, 20, aproveita para aprender novas ferramentas e aprimorar seu trabalho como autônomo | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Oportunidade de trabalho como autônomo

Samuel de Sousa Silva, 20 anos, terminou o ensino médio em 2019 e trabalha por conta própria como webdesigner. Morador de Arapoanga, em Planaltina, o rapaz já conhecia as Obras Sociais Jerônimo Candinho, onde fez estágio pelo projeto Jovem Aprendiz. Acostumado a acompanhar as notícias da instituição, Samuel não teve dúvidas sobre aproveitar a chance para aprimorar o currículo.

“Eu já trabalho com Photoshop e After Effects, mas quero aprender a usar o Illustrator e o Indesign para poder trabalhar também com essas ferramentas. Quero continuar como autônomo mesmo, ter o meu negócio próprio”, explicou Samuel.

Parcerias

O Projeto Escola Digital DF é desenvolvido em parceria com a Microsoft e The Trust for the Americas, entidade membro da Organização dos Estados Americanos (OEA), que incentiva a inclusão digital de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.jeronimocandinho.org ou pelas redes sociais:: https://www.facebook.com/jeronimocandinho, https://www.facebook.com/centropoetabrasilia, https://www.instagram.com/jeronimocandinho.osjc/ e https://www.instagram.com/jeronimocandinho.inclusao.