15/02/2022 às 15:21, atualizado em 15/02/2022 às 16:23

Túnel começa a tomar forma e terá via de 1,2 km em concreto

Maior obra viária em execução no país já tem paredes e teto; mais de mil homens estão envolvidos nos serviços

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

“Um estudo de viabilidade validou a metodologia por interferir menos no trânsito e causar impactos menores à vizinhança” – Antônio Carlos Ribeiro Silva, fiscal da Secretaria de Obrasesquerda

Quem vê por fora enxerga tapumes. Mas é ao atravessar o portão do canteiro de obras que se descobre que a construção do Túnel de Taguatinga, maior intervenção viária em execução no país, já tem cara e forma. Nas duas passagens subterrâneas que darão fluidez ao trânsito de acesso a Ceilândia e outras regiões administrativas, parte das paredes laterais já está erguida, assim como o teto.

O encarregado de obras Francismar Mesquita: “É um aprendizado e um desafio diário para que tudo seja feito da forma mais eficiente”

Quem põe a mão na massa e trabalha diretamente na construção do Túnel de Taguatinga sente orgulho de fazer parte do projeto que transformará o trânsito da cidade. Francismar Mesquita, 48 anos, é o encarregado de obras e tem 30 anos de experiência com escavação e detonação de explosivos. A metodologia de escavação é encarada com afinco e prazer. “É um aprendizado e um desafio diário para que tudo seja feito da forma mais eficiente, e eu me sinto orgulhoso por colaborar com isso”, afirma.

O greidista (responsável pelo cálculo de material a ser usado) Gilberto Gomes, 48 anos, é o responsável pelo nivelamento do piso do túnel por onde vão passar mais de 130 mil carros por dia. Ele diz buscar a perfeição na execução do trabalho, pois qualquer falha pode gerar acidentes e desconforto aos motoristas. “Me sinto feliz em estar aqui e, no futuro, poder dizer aos meus filhos e netos: ‘o papai e vovô ajudou a construir isso aqui’”, conta.

 

Túnel começa a tomar forma e terá via de 1,2 km em concreto