09/03/2022 às 19:07, atualizado em 09/03/2022 às 19:27

Crianças da área rural são vacinadas contra a covid-19 perto de casa

Profissionais da Saúde levam imunizantes para atender público infantil do Pipiripau, em Planaltina

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A 65 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e à beira de uma estrada de terra, como tantas outras que circundam a capital federal, fica o Núcleo Rural Pipiripau. Na região de difícil acesso, 76 crianças que moram ali puderam iniciar ou completar o ciclo vacinal perto de casa, na manhã desta quarta-feira (9).

Sara Hevelyn da Silva Andrade saiu da aula e foi direto tomar a primeira dose no Núcleo Rural Pipiripau

Atividade lúdica

Para receber a criançada, a equipe da UBS preparou o ambiente com balões coloridos e trilha sonora voltada para os pequenos. Os profissionais ainda se fantasiaram de personagens e bailarinas. “Tudo para trazer um certo conforto e relaxar as crianças na hora da aplicação”, explicou a supervisora. A ação desta quarta-feira ocorreu das 8h até as 14h para atender os pequenos em idade escolar, tanto do turno matutino quanto vespertino.

Com o uniforme da escola, Sara Hevelyn da Silva Andrade, 11 anos, saiu da aula e foi direto tomar a primeira dose. A mãe da criança, Cristiana Andrade da Silva, 43 anos, disse que a filha estava ansiosa e fez questão de ir direto da escola. Ao lado de duas amigas, comemorou a vacinação.

A intensificação da imunização de crianças nas áreas rurais de Planaltina continuará nos próximos dias. Nesta quinta-feira (10), será na UBS 17, no Núcleo Rural Jardim Morumbi, e, na segunda-feira (14), ocorrerá na UBS 10, no Núcleo Rural Taquara. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identificação da criança.

A lista com todos os locais de vacinação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF