14/03/2022 às 14:58, atualizado em 14/03/2022 às 21:01

GDF e moradores se unem contra descarte de lixo irregular no Itapoã

Com o auxílio do GDF Presente, cerca de 15 toneladas de materiais são recolhidas de área de transbordo ilegal que liga a cidade à Rota do Cavalo

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Moradores do Itapoã e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente e da administração da cidade, se uniram em prol de uma causa ambiental: a limpeza de uma área de descarte irregular de lixo no trecho que liga o Itapoã à Rota do Cavalo.

Na última sexta (11), contando com o reforço de operários do Polo Leste do GDF Presente, foram recolhidas aproximadamente 15 toneladas de entulho no local. De acordo com quem é da região, o descarte irregular de lixo é um problema recorrente, principalmente para os moradores do Condomínio Mansões Entrelagos.

Operação tapa-buracos também fez parte da ação

Além do trecho que liga o Itapoã à Rota do Cavalo, as equipes do GDF Presente atuaram no recolhimento de entulhos na Quadra 1 da cidade. “Em alguns pontos, tivemos que utilizar as máquinas bobcat para a retirada dos materiais por ser um equipamento menor”, relata o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho. “Algumas ruas do Itapoã são muito estreitas, e o caminhão toco não consegue entrar”.

Em São Sebastião, os operários do programa atuaram em uma grande operação tapa-buracos, que passou pelos bairros São Gabriel, Itaipu e Vila do Boa e contemplou, ainda, os condomínios Quintas dos Ipês e Ouro Vermelho 2, utilizando cerca de 15 toneladas de massa asfáltica para corrigir desníveis no asfalto.

GDF e moradores se unem contra descarte de lixo irregular no Itapoã