22/03/2022 às 19:48, atualizado em 22/03/2022 às 21:33

Saúde da mulher ganha destaque nas cores do mês de março

Entre elas está o lilás, que alerta para o câncer no colo do útero, prevenível em 100% dos casos antes de o tumor surgir

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

No mês de março, a saúde promove campanhas voltadas à prevenção de doenças – câncer do colo do útero, colorretal e renal, e endometriose – e ao cuidado com a saúde visual. Para cada campanha, foi associada uma cor: lilás, azul-marinho, vermelho, amarelo e verde, respectivamente. Além dos alertas relacionados à saúde, o mês de março também chama a atenção pelo fim da violência contra a mulher, marcada pela cor laranja.

Além da realização do exame, quando necessário, os profissionais costumam passar orientações gerais, como higienização adequada e cuidados contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) | Foto Sandro Araújo/Arquivo Agência Saúde DF

Fluxo de atendimento

O exame preventivo pode ser feito por livre demanda nas unidades básicas de saúde (UBS). Para isso, tanto os homens trans como as mulheres precisam procurar a UBS mais próxima da sua residência. Enfermeiros e médicos de saúde da família são os profissionais que costumam coletar o material nos pacientes da Atenção Primária.

Caso o paciente receba o encaminhamento na UBS, poderá também realizar o exame preventivo nas consultas ginecológicas na Atenção Secundária. Em caso de exames alterados, o indivíduo é encaminhado ao serviço de colposcopia, disponível nos ambulatórios da atenção secundária, em todas as regiões de saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF