Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/03/2022 às 19:48
Emater-DF organiza palestra com integrantes do Ibram e Corpo de Bombeiros para capacitar produtores rurais
Em setembro de 2020, um incêndio de dez dias destruiu culturas de morango, goiaba e hortaliças, matou dez cavalos e por pouco não incendiou casas de produtores na região da Chapada Imperial, núcleo rural Morada dos Pássaros, núcleo rural Radiobrás e outras comunidades próximas, todas na região administrativa de Brazlândia.
Para prevenir e combater incêndios florestais, os moradores do local se organizaram e solicitaram orientações ao GDF. Nesta semana, um grupo de moradores se reuniu na propriedade da Chapada Imperial para assistir a uma palestra sobre o tema, coordenada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e com apoio da Emater-DF.
De acordo com Rafael Magnum, presidente da Associação Vão dos Angicos, a demanda da comunidade é antiga. “A cada cinco anos, os incêndios atingem nossa região com uma força maior, causando prejuízos, mortes de animais e destruição ambiental”, lamentou. “Por isso, precisamos nos capacitar para combater focos menores, antes que eles aumentem e provoquem estragos mais significativos”, ponderou.
“O fogo no cerrado sempre acontece, é inevitável. Por isso, devemos estar preparados para minimizar os prejuízos” – Pedro Cardoso, diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibramdireita
A palestra foi apresentada pelo diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibram, Pedro Cardoso, pelo técnico de Planejamento da mesma unidade, Erisson Cassimiro, e pelo chefe do Núcleo de Combate a Incêndios Florestais do Jardim Botânico, Daniel Silveira Cândido. Eles apresentaram técnicas de combate a focos de fogo com equipamentos acessíveis, como abafadores.
“O fogo no cerrado sempre acontece, é inevitável. Por isso, devemos estar preparados para minimizar os prejuízos”, observou Pedro Cardoso, acrescentando que os incêndios florestais são o maior problema ambiental do Distrito Federal. “Além disso, afetam questões sociais e financeiras”, avaliou. Daniel Cândido ressaltou que “apagar o fogo é proteger vidas”.
Os palestrantes ressaltaram a importância de se observar os protocolos de segurança, como o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, balaclavas (para proteger o rosto), calça comprida, camisa de manga comprida e botinas; além disso, quem trabalha na atividade precisa estar em boas condições de saúde e disposição.
Para a engenheira ambiental Anne Caroline Borges, da Gerência de Meio Ambiente da Emater-DF, é importante que a ação ocorra agora, já que o período de seca está próximo. “Com isso, garantimos a prevenção adequada de um problema que ocorre anualmente”, avalia.
A palestra desta quarta-feira foi a primeira de 11 capacitações que ocorrerão em várias regiões rurais do Distrito Federal. Em todas elas, a comunidade solicitou à Emater-DF que providenciasse orientações no sentido de prevenir e combater incêndios. Além do Ibram, o Corpo de Bombeiros também participará das atividades. O cronograma de ações abaixo pode sofrer variações.