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19/04/2022 às 19:57, atualizado em 20/04/2022 às 09:48
Enquanto isso, técnicos iniciam o processo de impermeabilização no boulevard por onde vai passar o BRT
A maior obra viária urbana em execução no Brasil segue em ritmo acelerado e dá mais um avanço. Chegou nesta terça-feira (19) a 47% a concretagem da laje de fundo do Túnel de Taguatinga, que é sobre onde passarão os carros nos dois sentidos, Ceilândia e Plano Piloto.
Também nesta semana os operários deram início ao processo de impermeabilização do boulevard por onde vai passar o BRT. Na primeira camada é aplicada o primer, uma espécie de tinta preta com cola que dá aderência para as placas de manta asfáltica.
Sobre ela, então, virá uma proteção mecânica de concreto, com 10 cm em média de espessura. Só então o vão que se formou entre o teto do túnel e a superfície das vias já existentes de Taguatinga será coberto por uma nova camada de concreto, com cerca de 15 cm a 25 cm, dependendo do trecho.
“Todo esse processo de impermeabilização serve para evitar infiltrações e gotejamentos, além aumentar a vida útil do túnel”, explica Bruno Almeida, engenheiro civil responsável pela fiscalização das obras. Entre as pistas de passagem do BRT haverá um canteiro de grama e jardins.
Enquanto isso, seguem sendo erguidas as muretas de proteção nos dois corredores do Túnel de Taguatinga. Elas dão proteção às paredes da obra de arte de possíveis impactos.