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07/05/2022 às 17:59, atualizado em 08/05/2022 às 01:01
Máquinas de última geração, operadas por técnicos especializados, foram empregadas na fase mais delicada da obra
A construção do Túnel de Taguatinga, uma obra de grande porte, com custo total previsto de R$ 275,7 milhões, também exige máquinas especiais e trabalhadores especializados para operá-las. Entre essas máquinas, destacam-se os quatro conjuntos de guindastes pesados, cada um com dois guindastes de 75 toneladas e 20 metros de lança. De acordo com o engenheiro Rodrigo Magalhães, um dos responsáveis pela construção do túnel, os guindastes e seus operadores vieram de São Paulo. “Os guindastes são operados por profissionais especializados”, explicou Rodrigo.
Uma das próximas etapas da construção do túnel será a drenagem. Nessa fase, segundo Rodrigo, serão usados 15 equipamentos pesados, como escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões, além de compactadores manuais. Para fazer a terraplanagem e a pavimentação do túnel, a previsão é de que sejam usados 80 equipamentos.
As escavadeiras hidráulicas, embora não necessitem de profissionais especializados para operá-las, dispõem de tecnologia moderna, como a possibilidade do uso de joystick no manuseio. A previsão é de que sejam usadas três ou quatro escavadeiras desse tipo e a mesma quantidade de retroescavadeiras.
Por fim, quando o túnel entrar na fase de acabamento, será feito o reaterro e a concretagem. Para isso, serão utilizadas máquinas acabadoras de concreto e de pavimentação. O túnel contará com dois tipos de piso. O de concreto para os locais por onde transitarão veículos mais pesados e o de pavimentação, destinado ao fluxo de veículos mais leves.
O pavimento de concreto também é conhecido como rígido. É aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Na pavimentação, serão utilizados, ainda, rolos compactadores e vibroacabadoras.
Os rolos compactadores, como o próprio nome diz, compactam. A razão para isso é que cada tipo de solo possui uma densidade, e a maior parte das construções exige uma determinada densidade para ficarem estáveis. As vibroacabadoras, ou pavimentadoras de asfalto, são máquinas normalmente acopladas a caminhões para realizar operações de aplicação, nivelamento e pré-compactação do concreto asfáltico.