07/05/2022 às 17:59, atualizado em 08/05/2022 às 01:01

Guindastes usados no Túnel de Taguatinga vieram de São Paulo

Máquinas de última geração, operadas por técnicos especializados, foram empregadas na fase mais delicada da obra

Por Catarina Lima, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A construção do Túnel de Taguatinga, uma obra de grande porte, com custo total previsto de R$ 275,7 milhões, também exige máquinas especiais e trabalhadores especializados para operá-las. Entre essas máquinas, destacam-se os quatro conjuntos de guindastes pesados, cada um com dois guindastes de 75 toneladas e 20 metros de lança. De acordo com o engenheiro Rodrigo Magalhães, um dos responsáveis pela construção do túnel, os guindastes e seus operadores vieram de São Paulo. “Os guindastes são operados por profissionais especializados”, explicou Rodrigo.

Quatro conjuntos de guindastes pesados, cada um com dois guindastes de 75 toneladas e 20 metros de lança, foram utilizados durante a obra

Uma das próximas etapas da construção do túnel será a drenagem. Nessa fase, segundo Rodrigo, serão usados 15 equipamentos pesados, como escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões, além de compactadores manuais. Para fazer a terraplanagem e a pavimentação do túnel, a previsão é de  que sejam usados 80 equipamentos.

As escavadeiras hidráulicas, embora não necessitem de profissionais especializados para operá-las, dispõem de tecnologia moderna, como a possibilidade do uso de joystick no manuseio. A previsão é de que sejam usadas três ou quatro escavadeiras desse tipo e a mesma quantidade de retroescavadeiras.

Por fim, quando o túnel entrar na fase de acabamento, será feito o reaterro e a concretagem. Para isso, serão utilizadas máquinas acabadoras de concreto e de pavimentação. O túnel contará com dois tipos de piso. O de concreto para os locais por onde transitarão veículos mais pesados e o de pavimentação, destinado ao fluxo de veículos mais leves.

O pavimento de concreto também é conhecido como rígido. É aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Na pavimentação, serão utilizados, ainda, rolos compactadores e vibroacabadoras.

Os rolos compactadores, como o próprio nome diz, compactam. A razão para isso é que cada tipo de solo possui uma densidade, e a maior parte das construções exige uma determinada densidade para ficarem estáveis. As vibroacabadoras, ou pavimentadoras de asfalto, são máquinas normalmente acopladas a caminhões para realizar operações de aplicação, nivelamento e pré-compactação do concreto asfáltico.