28/06/2022 às 18:27, atualizado em 28/06/2022 às 18:47

Túnel de Taguatinga demanda adaptações na cidade para ser construído

A maior obra urbana em execução no país requer procedimentos precisos para garantir a segurança de todos os envolvidos

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Erguer uma obra grandiosa como o Túnel de Taguatinga no centro de uma cidade pode ser bastante desafiador. Mais do que escavar com segurança, construir paredes reforçadas ou fazer uma impermeabilização eficiente, é preciso atentar para as limitações impostas por um cenário urbano já consolidado.

Uma das primeiras interferências encontradas, em maio de 2021, foi a presença de cabos de fibra óptica na área onde seriam construídas as paredes do túnel. Sob pena de deixar a região sem acesso à internet, o cabeamento foi deslocado por 40 metros; atualmente, está suspenso na área reservada para o BRT e só voltará para debaixo da terra quando o aterro do boulevard for feito.

Rede elétrica que passava por cima da obra precisou ser deslocada, para evitar riscos de acidentesesquerda

“Depois, em junho do mesmo ano, precisamos remanejar uma rede de drenagem de águas pluviais que passava bem no local onde seria aberta a passagem subterrânea”, conta o engenheiro civil Everaldo Barros. “As manilhas de escoamento foram transferidas para a primeira rua secundária que percorre o lado sul do túnel, 800 metros distante do local de origem.”

Uma das últimas intervenções que a construção do túnel fez na paisagem de Taguatinga foi o deslocamento da rede elétrica que passava por cima da obra. De acordo com o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, o maquinário usado para construir as paredes da passagem subterrânea é muito alto e ficaria perigosamente próximo dos cabos de energia.

”Qualquer objeto metálico colocado a pelo menos 3 metros de distância de uma rede de média tensão sofre indução, fenômeno no qual a eletricidade passa para o metal”, alerta José Alfredo. “Para evitar qualquer acidente, em fevereiro de 2022, fizemos com que o cabo de energia desse a volta por fora do canteiro, um deslocamento de 500 metros.”

Mais mobilidade

O Túnel de Taguatinga fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.