01/07/2022 às 01:10, atualizado em 01/07/2022 às 15:03

Qualifica DF conclui capacitação profissional de 12 mil alunos

Formatura, realizada no Ginásio Nilson Nelson, marca o fim da primeira etapa do programa. A partir deste mês, mais 12 mil pessoas participarão de um dos 50 cursos oferecidos

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Professora na formação de cabeleireiro, Célia Regina Alves de Souza escolheu ir para a festa vestida de Mulher-Gato

“Melhora muito a (empregabilidade) e também o atendimento da população. Eles terão realmente essa qualidade de mão de obra pela qualificação profissional”, avaliou o vice-governador Paco Britto.

O Qualifica DF é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho (Setrab) em parceria com a empresa de capacitação Praxis. Ao todo, são 50 opções de cursos nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde, segmentos bastante requisitados nos bancos de vagas das agências do trabalhador do Distrito Federal.

A formação profissional foi oferecida gratuitamente aos candidatos – moradores do DF a partir de 16 anos –, que receberam para o curso um kit educando, com apostila, cartilha, publicações, caderno, caneta, lápis, borracha e pasta plástica, e dois uniformes. Além disso, os alunos contaram com auxílio transporte, lanche diário e seguro contra acidentes pessoais.

Com duração de 240 horas, os cursos foram realizados em oito regiões administrativas: Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Sobradinho II e Plano Piloto. Com a conclusão, os alunos entram no banco de intermediação de vagas da Setrab.

A segunda etapa do Qualifica DF, que está com inscrições abertas pelo site https://www.trabalho.df.gov.br/abertas-as-inscricoes-para-700-setecentas-novas-vagas-do-programa-qualifica-df-2a-etapa/, terá início neste mês, quando mais 12 mil pessoas serão formadas profissionalmente. Com isso, o governo terá capacitado, em apenas um ano, 24 mil pessoas para o mercado de trabalho.

Realização profissional e pessoal

Formando do curso de auxiliar administrativo, Gabriel de Souza Nascimento, 23 anos, conta que o Qualifica DF apareceu na vida dele em boa hora: “Aprendi bastante, como me comportar em uma entrevista de emprego, como agir, como evitar gastos. Tudo isso impacta para gente conseguir um emprego, ter uma chance boa no mercado”

“Foi emocionante, conheci pessoas incríveis, os professores são muito carismáticos. Estou bastante feliz”, completou.

Todos os professores da qualificação estavam fantasiados de super-heróis para representar o papel deles em meio ao curso. Professora na formação de cabeleireiro, Célia Regina Alves de Souza, escolheu ir de Mulher-Gato.

“É um projeto que edifica, que nos faz crescer como profissional e pessoa. Ver um aluno que chegou aqui do nada, crescer e querer ser profissional, é uma gratificação imensa”, comentou.

Qualifica DF conclui capacitação profissional de 12 mil alunos