Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 09:13
Segunda edição do evento deve reunir 20 mil pessoas por dia, que terão diversas atrações culturais e gastronômicas
Brasília, 28 de julho de 2022 – Nesta sexta-feira (29), o Parque de Exposições de Planaltina celebra a segunda edição da Festa da Uva e do Vinho de Brasília, com muitas atrações culturais e gastronômicas, curiosidades artesanais e novidades sobre a produção de uma bebida não tradicional da região que virou fetiche local.
“A ideia para a criação da festa nasceu justamente do potencial que a uva tem na região e que está crescendo cada vez mais, favorecida pelo clima e outros fatores”, conta o diretor do evento, João Paulo de Araújo.
Assim, ao longo de dois fins de semana, visitantes e apaixonados pelo produto poderão apreciar a fruta in natura e seus derivados, entre eles geleias, bolos, cucas, licores, doces e vinhos variados, além de queijos e embutidos. E não apenas isso. Dando mais robustez à programação, um novo pavilhão gastronômico será criado, junto com uma brinquedoteca, além dos salões das Flores e do Artesanato, com mais de 200 profissionais do ramo. A expectativa é de que 20 mil pessoas passem pelo local diariamente.
“Este ano a festa vai ficar um pouco maior em relação ao ano passado, inclusive trazendo apresentações de shows com artistas locais e de renome nacional”, antecipa o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, referindo-se a nomes de peso como Elba Ramalho e É o Tchan. “É um evento significativo para a cidade, porque durante um período do ano gera renda e emprego para boa parte das pessoas locais e de fora também”, diz.
Organizada pela Associação Cresce-DF, com apoio da Administração Regional de Planaltina, da Emater-DF e das secretarias de Agricultura e de Turismo, a Festa da Uva e do Vinho de Brasília será realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho e 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto, sempre das 10h às 22h. O horário só será diferente no dia da abertura, sexta-feira (29), quando os portões abrirão às 17h. “Além dos produtores locais, vamos trazer produtores de fora do DF”, adianta o administrador. “E para evitar filas e dar mais conforto aos visitantes, vamos ampliar a praça de alimentação com mais um galpão”, detalha.
Incentivo à produção
De acordo com o Boletim de Informações Agropecuárias produzido pela Emater-DF, em 2021 houve uma produção de 2.079 toneladas de uva cultivadas por 40 produtores em uma área de 74,56 hectares. Quase dez desses empresários são da região de Planaltina.
Segundo a coordenadora de Olericultura da empresa, Adriana Nascimento, o crescimento do cultivo da uva ao longo dos últimos anos é resultado de uma política de incentivo à produção. “O número de produtores dobrou em cinco anos e houve um aumento de mais de 60% no tamanho da área de produção de uva em todo o Distrito Federal”, informa.
Durante o evento, cerca de 130 artesãos comercializarão seus produtos de diversas matrizes, desde o artesanato de barro, passando por peças de crochês, trabalhos em couro a materiais de utensílio doméstico. Há mais de 30 anos trabalhando com escultura de barro, a diretora do Instituto Maria do Barro, Idalete Silva, festeja a segunda edição da Festa da Uva e do Vinho de Brasília e torce para a perenidade do evento. “Para a gente, é sempre bom ter eventos como esse na cidade, porque é uma oportunidade única de vender nossos produtos”, lembra. “Na primeira edição da festa, vendemos todas as nossas peças, de modo que torcemos para que a Festa da Uva e do Vinho tenha vida longa”, faz figa.
Serviço
2ª Feira da Uva e do Vinho
Local: Parque de Exposições de Planaltina
Data: 29, 30 e 31 de julho e 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto
Horário: 10h às 22h. Na sexta, dia 29, os portões irão abrir às 17h
Entrada: Gratuita