04/10/2022 às 12:37, atualizado em 04/10/2022 às 15:24

Ruas não pavimentadas recebem manutenção no Paranoá

Trabalhos preparam a cidade para a volta do período de chuvas, em outubro

Por Hédio Ferreira Júnior da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 10 de agosto de 2022
– Vias não pavimentadas no Km 12 da DF-250, no Paranoá, começam a ser preparadas para a volta das chuvas, período previsto para o início de outubro. Os buracos abertos nas pistas estão sendo preenchidos com o material retirado das próprias bacias que represam as águas das enxurradas quando está chovendo.

São três estradas vicinais do Núcleo Rural Vila Bartô que, juntas, somam cerca de 2 km de passagem de veículos com muitos buracos e crateras abertas pela força das águas, antes da estiagem. Morador da região há seis meses, o designer de produtos Flávio Santos, 48 anos, considera o trabalho como o primeiro passo para resolver um problema de mobilidade na região.

“Quando chove, os ônibus escolares não passam, as motos não transitam sem cair e os carros pequenos vão quebrando peças, que ficam pelo caminho”, conta. “Iniciar essa manutenção já é o início da solução para dar fim a toda essa dificuldade.”

Os serviços envolveram sete pessoas trabalhando com três caminhões trucados, uma pá carregadeira, uma patrol, um rolo compactador e um caminhão-pipa. “Esse é um trabalho de recuperação e melhorias para o período chuvoso; também estamos melhorando a via para dar mais segurança e fluidez para veículos e pedestres desta região”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso.

Ruas não pavimentadas recebem manutenção no Paranoá