04/10/2022 às 12:43

Projeto de qualificação profissional feminina forma mais 420 mulheres

Por meio da Jornada da Mulher Trabalhadora, moradoras de São Sebastião tiveram oportunidade de adquirir habilidades em áreas de estética e administração

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 11 de agosto de 2022
– Depois de séculos lutando para conquistar espaço e respeito no mercado de trabalho, as mulheres continuam na jornada para serem reconhecidas, tanto no mundo profissional quanto no acadêmico. No Distrito Federal não é diferente. A cada dia o mercado se abre mais para o público feminino. No entanto, há uma barreira: a falta de qualificação profissional.

Com o objetivo de colaborar na solução desse problema, a Secretaria de Trabalho lançou o programa Jornada da Mulher Trabalhadora para qualificar mulheres em áreas voltadas a estética e administração e auxiliá-las a alcançar a independência financeira.

A região de São Sebastião foi a oitava a receber o programa, que tem cursos ministrados pelo InCS-DF (Instituto Cultural e Social do DF). Como nas demais cidades, a jornada formou 420 alunas. Uma delas foi a jovem Maria Divina, que tem uma avaliação bastante positiva da experiência. “Professora maravilhosa, turmas excelentes, material ótimo. Não tenho nada a reclamar”, afirma.

A estudante Yasmin de Abreu conta que achou o curso bastante proveitoso e que pretende seguir o ramo de sua escolha. ”É na área de estética, de que eu gosto e na qual quero começar a trabalhar”, explica. Já Bianca Macedo fez o curso de maquiagem. “Inicialmente gostaria de montar um estúdio para atender mulheres, um segmento que acho que dá dinheiro e que precisa bastante de profissionais”, diz ela.

Até o momento já são mais de 3.500 mulheres qualificadas e preparadas para a inserção no mercado de trabalho pelo programa Jornada da Mulher Trabalhadora” esquerda_direita_direita=”

Para o secretário de Trabalho, Thales Mendes, programas que auxiliam na vida profissional da mulher são essenciais. “Trabalhamos sempre para dar continuidade no processo de emancipação feminina. E é prazeroso ver os resultados da Jornada da Mulher Trabalhadora proporcionando a essas alunas esperanças para o futuro, tanto profissional quanto para uma sequência na qualificação”, ressalta o secretário.

Thales Mendes conclui dizendo que “assim, a mulher se liberta de uma posição vulnerável e frágil e evita se colocar em condições extremamente dependentes ou até abusivas por se autogovernar com mais facilidade.”

Até o momento já são mais de 3.500 mulheres qualificadas e preparadas para a inserção no mercado de trabalho pelo programa Jornada da Mulher Trabalhadora. A próxima formatura será dia 19 de agosto, no Recanto das Emas. Para novas inscrições, basta acompanhar a abertura das próximas vagas por meio do site da Secretaria de Trabalho.

*Com informações da Secretaria de Trabalho do DF