04/10/2022 às 12:53

GDF atende produtores em assentamentos rurais goianos

Emater-DF inicia as visitas individuais aos agricultores por meio de contrato com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 12 de agosto de 2022 – José Dourado, 41 anos, possui 15 hectares de terra no Assentamento Santa Helena, no município de Padre Bernardo (GO), onde já plantou hortaliças e algumas frutas. Com a crise, o pequeno agricultor teve que se dedicar a outras atividades, mas vislumbra um futuro melhor com a chegada da Emater-DF à comunidade. Uma equipe multidisciplinar da empresa visitou a cidade nesta semana – no período de 8 a 12 – para cadastrar os assentados atendidos pelo Programa Produzir, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

“Se conseguir um crédito, desejo comprar vacas para produzir e comercializar leite e queijo”, planeja Dourado, que já trabalhou com a atividade leiteira anteriormente. Com o gado, ele pretende aproveitar também o soro de leite, que pode ser usado para alimentação dos suínos. “Criar porcos é uma boa alternativa para economizar nas despesas domésticas, já que a gente usa a carne para consumo próprio”, acrescenta.

Por sua vez, o produtor Ivan Rufino Alves, 58 anos, possui 20 hectares de chácara no mesmo assentamento, que ele usa para alugar o pasto para fazendeiros vizinhos. “Já plantei hortaliças e frutas, mas pretendo criar galinhas e vacas”, avisa. Ele também está empolgado com a chegada da Emater-DF à comunidade: “Acredito que vão trazer muitos benefícios para os moradores”.

O coordenador Regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda, explica que uma vez por mês a empresa vai enviar uma equipe aos dois assentamentos para cumprir os atendimentos previstos no contrato. “Já fizemos as reuniões de apresentação e diagnóstico e atualmente estamos na terceira fase, que é o cadastro. É agora que visitamos cada propriedade para conhecer as demandas individuais dos assentados”, detalha o extensionista.

Miranda se reuniu com o gerente do Banco do Brasil de Padre Bernardo para conversar sobre as linhas de crédito oferecidas pelo governo federal e as possiblidades de atendimento aos agricultores. “Uma das nossas atividades é a articulação institucional entre os atores do desenvolvimento rural, em benefício dos assentados”, relata.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, mas os relatos são registrados online. “Com os tablets, registramos as visitas via GPS e comprovamos todos os atendimentos. Isso dá agilidade e transparência ao nosso trabalho”, acrescenta Miranda.

Durante esta semana, a equipe da Emater-DF percorreu as 72 chácaras do assentamento Antônio Juvêncio e as 43 do Santa Helena — os dois assentamentos atendidos no município goiano de Padre Bernardo.

Programa Produzir

A Emater-DF, que já prestou serviço nas comunidades em ocasiões anteriores, voltou a assistir os agricultores no ano passado, por meio do Programa Produzir. Trata-se de um convênio com a Anater, que contrata empresas públicas ou privadas para dar continuidade ao programa de reforma agrária.

O contrato com a Anater prevê o atendimento de cinco assentamentos — além dos dois no município de Padre Bernardo, outros três na região administrativa de Planaltina: Oziel Alves III, Marcia Cordeiro Leite e Pequeno William. Ao todo, são 374 famílias beneficiadas. O valor do convênio é de R$ 1,42 milhão, dos quais a agência federal financia 70%, ou seja, cerca de R$ 955 mil.

*Com informações da Emater-DF