04/10/2022 às 12:58, atualizado em 06/10/2022 às 09:50

Museu de Arte de Brasília sedia evento que valoriza o design brasiliense

A primeira edição da BXB Brasília Design Week conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 13 de agosto de 2022 –
Reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidade Criativa do Design, a capital federal é palco da primeira semana de design com a estreia da BXB Brasília Design Week.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o evento conta com debates, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), até 12 de agosto, e uma mostra no Museu de Arte de Brasília (MAB), até 11 de setembro.

“Quando a Secretaria de Cultura e Economia Criativa reabriu o MAB, decidiu que ele se tornaria o museu de arte e de design. A gente tem essa relação com o design, por isso o espaço foi escolhido para sediar essa mostra”Marcelo Jorge, gerente do MAB direita

“A ideia partiu depois que Brasília teve a chancela da Unesco em 2017. Nada mais justificável do que ter uma semana celebrando a história do design brasiliense, que é tão rico e diverso e que tem uma identidade da cidade”, explica a diretora-geral da BXB Brasília Design Week, Priscilla Monteiro, idealizadora ao lado de Caetana Franarin.

Com histórico no ramo, a dupla criou um evento para colocar Brasília no rol composto por mais de 30 cidades do mundo que sediam semanas de design todo ano. Atualmente, no Brasil, apenas São Paulo é conhecida pelo formato. Priscilla sonha com a realização anual do evento: “Queremos entrar no calendário internacional e que o evento seja perene, trazendo temáticas, debates, rodadas de negócio, comercialização de produtos e até intervenções urbanas”.

“Queremos entrar no calendário internacional e que o evento seja perene, trazendo temáticas, debates, rodadas de negócio, comercialização de produtos e até intervenções urbanas”, afirma Priscilla Monteiro, diretora-geral da BXB Brasília Design Week

Parte do acervo apresentado é do próprio museu, que foi escolhido para abrigar o evento justamente pela proximidade com o tema. “Quando a Secretaria de Cultura e Economia Criativa reabriu o MAB, decidiu que ele se tornaria o museu de arte e de design. A gente tem essa relação com o design, por isso o espaço foi escolhido para sediar essa mostra. Parto do princípio de que é uma escolha natural”, afirma o gerente do museu, Marcelo Jorge.

A mostra fica no primeiro andar do MAB, localizado no SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 3, Lote 5, e pode ser visitada de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h. A entrada é franca.

Debates e expressões artísticas

A BXB Brasília Design Week tem uma parceria com o Brasília Design Fórum para promoção de debates sobre o design contemporâneo na cidade. Por meio de palestras, os convidados exploram e disseminam conteúdos relacionados ao mercado, da aplicação à pesquisa e ao desenvolvimento artístico. A programação ocorre no CREA-DF, na 901 Sul. Informações no site BDF 2022.

Outra parceria do evento é com a mostra de cinema Imaginar Mundos Possíveis – Cinema Urbana 2022, que vai ocorrer no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e Cine Brasília (106/107 Sul). No domingo (14), o MAB abriga o lançamento do evento com o vídeo mapping Site-Especific, com Gabriela Bilá e DJ Isn’t.

Além disso, a BXB Brasília Design Week lançou uma coletânea com criações inéditas de artistas da música de Brasília. Com curadoria de Alexandre Carlo, da banda Natiruts, a playlist BXB Sounds 2022, disponível nos tocadores digitais, tem participação de nomes como Bell Lins, Realleza, PRS O Peres e Murica.

Museu de Arte de Brasília sedia evento que valoriza o design brasiliense