04/10/2022 às 15:17, atualizado em 07/10/2022 às 18:56

Investimento de mais de R$ 22 mi com duplicação, ponte e ciclovia na DF-140

São 14,8 km de asfalto entre o Jardim Botânico e a divisa do DF com Goiás em trecho por onde passam, atualmente, cerca de 20 mil veículos por dia

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 25 de agosto de 2022 – Depois de 9 km concluídos, sendo 4 km já entregues e outros 5,8 km em execução, segue a duplicação da DF-140, entre o Jardim Botânico e o Entorno do Distrito Federal, na saída para Unaí (GO). A obra, que beneficia milhares de moradores que vivem em condomínios próximos a Goiás e municípios do Entorno, vai acabar com os constantes acidentes na pista de mão dupla que atualmente tem um fluxo diário de 20 mil veículos.

Leda Vanderley Rodrigues, 58 anos, há 20 trabalha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jataí, às margens da DF-140: “Os pais já relatam a percepção de melhoria e segurança. Vai ser bom pra todos nós”| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A obra é responsável pela geração de 180 empregos e deve fazer com que a rodovia sirva de atalho para motoristas que chegam a Brasília vindos de Cristalina ou Luziânia e queiram fugir dos congestionamentos da BR-040. “Há pelo menos 15 anos as pessoas que moram e circulam por ali aguardam a execução desse projeto, que está pronto desde 2010”, conta o superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante.

A obra é responsável pela geração de 180 empregos e deve fazer com que a rodovia sirva de atalho para motoristas que chegam a Brasília vindos de Cristalina ou Luziânia e queiram fugir dos congestionamentos da BR-040direita

Secretário escolar do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jataí, às margens da DF-140, Júlio César Pereira Rocha, 49 anos, mora na Cidade Ocidental, município do Entorno do DF. Ele conta que nos horários de maior circulação de veículos, pelos inícios das manhãs e finais de tardes, os riscos de tráfego e a imprudência são grandes.

A expectativa para ver tudo pronto só aumenta. “Já melhorou muito com o trecho liberado e vai ficar melhor ainda. Isso era aguardado demais por nós que transitamos por aqui”, conta. Confira o vídeo:

O sentimento é compartilhado pela vice-diretora da escola, Leda Vanderley Rodrigues, 58 anos, que há 20 trabalha na unidade. “Os pais da própria comunidade já relatam a percepção de melhoria e segurança. Vai ser bom pra todos nós”, confirma ela.

A previsão do DER é de que a obra seja concluída e entregue totalmente para o uso até 31 de dezembro de 2022.

Investimento de mais de R$ 22 mi com duplicação, ponte e ciclovia na DF-140