04/10/2022 às 15:38

Vacinação com responsabilidade e controle de qualidade

Curso tira dúvidas e aprimora o conhecimento de servidores para garantir melhor resposta da imunização para toda a população do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 26 de agosto de 2022 – Para capacitar profissionais de saúde que atuam na sala de vacinação, a Secretaria de Saúde tem feito curso de aprimoramento com servidores que trabalham diretamente com a imunização. Nesta sexta-feira (26), 25 alunos concluíram as 40 horas e se formaram na segunda turma de Capacitação em Sala de Vacinas. As aulas são ministradas por especialistas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

No curso são selecionados profissionais das sete regiões de saúde com o objetivo de promover troca de conhecimento entre as regionais

Cadeia de conhecimento

Também enfermeira da rede, Paula Renata da Silva, 39 anos, acrescenta que, além de técnicas e dicas, o curso ainda vai ajudar principalmente ao planejar campanhas de vacinação. “Muitas pessoas têm a ideia de que a vacina é só aplicar e pronto, mas há todo um cuidado envolvido”, afirma.

São abordados temas como calendários de vacinação, conceitos em imunologia, cadeia de frio, sistemas de informação, eventos adversos pós-vacinação, vacinas especiais, vias de administração dos imunobiológicos, entre outros. O curso conta ainda com uma parte prática de vias de administração.

Em 2022 foram pactuadas cinco turmas, cada uma com 25 alunos, sendo a primeira concluída em 12 de agosto. As próximas estão programadas para setembro e outubro. Como atividade de conclusão, os participantes deverão desenvolver aos instrutores um projeto de capacitação, pois serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas equipes de trabalho.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF