Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 15:52, atualizado em 10/10/2022 às 09:19
Trecho em aclive próximo à avenida Elmo Serejo terá 100 metros de extensão e será exclusivo para os ônibus
Brasília, 30 de agosto de 2022 – Conhecida como rampa do BRT do Túnel de Taguatinga, a parte inicial da pista exclusiva de ônibus que se interliga com a avenida Elmo Serejo está com a construção adiantada. Trata-se de um trecho em aclive de cerca de 100 metros por onde passarão os ônibus de trânsito rumo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No total, o corredor que passará entre as vias do imenso túnel terá 1.060 metros de extensão e será feito de concreto.
Cerca de 60 funcionários da empresa contratada pela Secretaria de Obras trabalham na execução da rampa. Primeiramente, é feito o cimbramento, que significa a construção de oito pilares de concreto que darão sustentação à pista. Seis já estão prontos. A seguir, serão colocadas as formas de fundo da laje para, enfim, fazer o pavimento da via. A estrada do BRT cruzará com o viaduto da Samdu ao longo de seu trajeto.
Concretagem da rampa é a última etapa
“Estamos fazendo a superestrutura da rampa, que significa esse preparo para receber a laje da pista. Segundo o nosso planejamento, no final de setembro a laje começa a ser concretada”, explica o engenheiro José Alfredo Aguiar. “De acordo com as normas técnicas, é preciso aguardar alguns dias, avaliar os pilares, para depois entrarmos com a concretagem da laje” complementa o também engenheiro Everaldo Barros, que coordena a equipe de operários.
A execução da rampa – que fica na chamada fase 2 do Túnel – tem exigido um esforço concentrado dos trabalhadores. Equipes se revezam até as 22h na reforma. As outras partes da estrada exclusiva dos ônibus também já estão em andamento: no momento, recebem a brita graduada simples (BGS) que forma a base da pista. O Túnel de Taguatinga, construído no ‘coração’ da cidade, beneficiará cerca de 137 mil motoristas que ali passam diariamente.