Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 16:05
Trecho da Esplanada será fechado a partir das 17h de terça-feira (6) para a realização do desfile cívico; confira outras medidas e orientações
Brasília, 1º de setembro de 2022 – Órgãos locais e federais atuarão de forma integrada em apoio ao desfile cívico-militar, no dia 7 deste mês, e às demais agendas que compõem a Semana da Pátria e possíveis atos populares marcados para o período. Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), um protocolo de ações integradas foi elaborado com base em levantamentos de inteligência, a segurança de participantes, mobilidade urbana e preservação do patrimônio público.
Para melhor mobilidade e apoio às ações das forças de segurança e demais órgãos, será instalada a estrutura Cidade da Segurança em frente ao Museu da República. Além de comandos móveis das corporações e ponto de apoio para tropas especializadas, haverá um ponto de atendimento médico conjunto – entre Samu e Corpo de Bombeiros (CBMDF) – no local.
Outros dois pontos médicos no mesmo formato serão distribuídos pela Esplanada – um próximo ao Ministério da Previdência e outro na cúria da Catedral. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar dos dois órgãos estarão nas vias de ligação entre a S1 e N1.
“Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada”Coronel Jorge Eduardo Naime, chefe do Departamento Operacional da PMDFesquerda
O CBMDF também colocará no local a Plataforma de Observação Elevada (POE), com câmeras de alta resolução e alcance acoplados, para melhor observação das imediações. A corporação atuará, ainda, com a viatura de Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV). Com ela, é possível atender um número maior de vítimas com primeiros socorros com resposta rápida em casos extremos.
O policiamento será reforçado em toda a região central de Brasília pela PMDF, com atenção especial para o dia do desfile cívico. Policiais militares estarão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança do público participante. Serão montadas linhas de revista em vários pontos de acesso à Esplanada. As unidades especializadas da PMDF – como Cavalaria, BPCães e Bope darão apoio à operação, posicionados em locais estratégicos. A Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), estarão de prontidão.
“O público que for acessar a região da Esplanada dos Ministérios passará pelas linhas de revista da Polícia Militar, procedimento essencial para a segurança do público e do evento”, explica o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Jorge Eduardo Naime. “Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada”, completa Naime.
A via de ligação entre a N1 e a S1, em frente à Catedral, será ocupada por ambulantes autorizados. Eles foram cadastrados a partir de um chamamento público realizado pela Secretaria de Cidades. Não será permitida a instalação de ambulantes fora da área estabelecidadireita
Conforme já vinha sendo adotado em eventos realizados no local, o acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio de gradis e policiamento a partir da Avenida José Sarney – via que liga a S1 e N1, paralela à Avenida das Bandeiras em frente ao Congresso Nacional. O Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com gradis e pelo policiamento. Além do reforço da segurança pela PMDF, os prédios públicos contarão com segurança própria.
A corporação estará de prontidão para atuar com policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo. A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá o policiamento reforçado com linhas de policiais.
A via de ligação entre a N1 e a S1, em frente à Catedral, será ocupada por ambulantes autorizados. Eles foram cadastrados a partir de um chamamento público efetuado pela Secretaria de Cidades. Não será permitida a instalação de ambulantes fora da área estabelecida. A Secretaria DF Legal atuará com equipes de fiscalização em toda área central.
Manifestações populares
As manifestações populares estão previstas para ocorrer a partir das 13h, após o término do desfile cívico-militar, marcado para o período da manhã (a partir das 8h).
Em caso de sol forte e temperaturas elevadas, como ocorreu nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) recomenda o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéusesquerda
As ocorrências policiais serão centralizadas na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área. A unidade policial e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) contarão com uma equipe específica para eventuais atendimentos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), que engloba o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML), terão os efetivos reforçados para atuação em perícias, caso necessário.
Em caso de sol forte e temperaturas elevadas, como ocorreu nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) recomenda o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Também é aconselhável ingerir bastante água. Equipes da corporação estarão em diferentes pontos da Esplanada e poderão ser acionadas, além de viaturas para pronto atendimento a emergências pré-hospitalares, incêndio e salvamento. De toda forma, permanece a recomendação de, perante qualquer emergência, ligar para o telefone 193.
Os militares estarão distribuídos em quartetos de primeiros socorros ao longo de toda a região de desfile e nas arquibancadas.
Itens proibidos:
→ Fogos de artifício e similares
→ Armas em geral
→ Apontador a laser ou similares
→ Artefatos explosivos
→ Sprays e aerossóis
→ Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc
→ Garrafas de vidro e latas
→ Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
→ Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
→ Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
→ Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
→ Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 horas da operação, pela PMDF, SSP ou GDF.
*Com informações da SSP