04/10/2022 às 16:29, atualizado em 08/10/2022 às 10:28

Desfile de 7 de setembro na Esplanada terá área destinada a ambulantes

Durante as comemorações cívicas, o comércio será limitado a barracas fixas instaladas entre a Catedral e o Ministério da Economia. Equipe do DF Legal atuará para coibir uso de garrafas de vidro, latas e espetinhos

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 6 de setembro de 2022 – O espaço destinado aos ambulantes que vão trabalhar no desfile cívico de 7 de setembro já está demarcado. Entre segunda e terça-feira, véspera das comemorações, as vias de ligação entre a N1 e a S1 foram divididas em vagas de 9 m². Ao todo, 100 barraquinhas ficarão instaladas na pista que fica entre a Catedral de Brasília e o Ministério da Economia.

De acordo com o coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandro César, o GDF Presente contou com 12 pessoas para delimitar e numerar com tinta cada um dos espaços. “Tivemos 10 reeducandos da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) integrando nossa equipe”, comenta. “Já está tudo organizado para receber os vendedores que atuarão no desfile.”

Está vedada a atuação dos caixeiros, que andam pelo evento comercializando seus produtosdireita

As vagas serão ocupadas por ambulantes autorizados, cadastrados a partir de um chamamento público realizado pela Secretaria das Cidades no início de agosto. Por questões de segurança, não será permitida a instalação de vendedores fora da área estabelecida. Também está vedada a atuação dos caixeiros, que andam pelo evento comercializando seus produtos.

“O edital foi aberto somente para ambulantes fixos para facilitar a fiscalização”, explica Antônio Mesquita, diretor de Mobiliários Móveis da Secretaria das Cidades. “Está proibido o uso de garrafas de vidro, latas e espetinhos de churrasco”, frisa. O controle será feito por equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).

Desfile de 7 de setembro na Esplanada terá área destinada a ambulantes