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04/10/2022 às 16:33, atualizado em 08/10/2022 às 11:41
Operação ganha velocidade para a conclusão das pistas do lado sul, sentido Ceilândia-Brasília, com força-tarefa e o uso de formas para moldar in loco as placas de concreto de cimento Portland (CCP)
Brasília, 7 de setembro de 2022 – As pistas do lado sul do Túnel de Taguatinga já têm data certa para serem entregues. Antes que outubro chegue, as três faixas que atendem o sentido Ceilândia-Brasília estarão totalmente pavimentadas. Para liberar o trânsito de veículos, faltará apenas a instalação dos itens de segurança.
A produção do pavimento rígido ganhou reforço no final de agosto. A compra de mais 400 metros de formas, usadas para moldar in loco as placas de concreto de cimento Portland (CCP), triplicou a velocidade do trabalho. “Além disso, organizamos uma força-tarefa que tem se dedicado 24 horas por dia à conclusão do piso”, ressalta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Durante o dia, 25 operários fazem a concretagem do pavimento. No contraturno, das 20h às 5h, outros 11 profissionais desmontam a forma do revestimento já seco e remontam mais à frente, para que a equipe do dia reinicie o trabalho com o concreto. “A produção diária de pavimento rígido, que ficava na casa dos 30 metros, tem chegado a 100 metros”, calcula Luciano.
O pavimento rígido da fase 1 do túnel sul está pronto. No túnel norte, a mesma fase já tem uma das três faixas de rolamento pronta. “Estamos focando nossos esforços em deixar toda a pista do túnel sul pronta até dia 30 de setembro”, comenta o engenheiro Eduardo Guimarães.
Na fase 2, trecho mais próximo à Samdu, o serviço também evolui em ritmo acelerado. “Uma faixa do túnel sul está concluída enquanto, no túnel norte, os operários trabalham na confecção da laje de fundo”, conta Eduardo. O componente, além de servir de base para o pavimento rígido, tem importante função estrutural.
“A produção diária de pavimento rígido, que ficava na casa dos 30 metros, tem chegado a 100 metros”Luciano Carvalho, secretário de Obrasdireita
O pavimento rígido é o revestimento mais indicado para as pistas do túnel, por onde mais de 137 mil veículos vão trafegar diariamente. O piso de concreto tem uma vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. Por isso, seu uso é recomendado em vias de tráfego pesado e corredores de ônibus (BRT).