Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 17:56
O carro da vacina integra a estratégia de enfrentamento ao coronavírus da Secretaria de Saúde; DF tem 86,36% da população apta com as duas doses ou dose única
Brasília, 26 de setembro de 2022 – Com a intenção de ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal contra o coronavírus, desde o início deste ano os carros da vacina circulam pelas áreas mais vulneráveis da capital federal aos sábados, levando o imunizante para a população que tem mais dificuldade de acesso. De 8 de janeiro a 26 de setembro, foi aplicado um total de 21.902 imunizantes, sendo 13.495 vacinas contra a covid-19 – entre primeira dose, segunda dose e doses de reforço – e 8.407 de outros imunizantes, como influenza e poliomielite.
“A gente não impõe nenhuma vacina. O melhor a fazer em relação à vacinação é levar a informação”, afirma Damasceno. O carro conta com os imunizantes contra a covid-19 para adultos e, em alguns casos, para o público infantil, além de outras vacinas do calendário. A variedade de oferta depende das condições para acondicionar o imunizante.
Enfermeira da Secretaria de Saúde, Verônica dos Santos Tolentino atua na área rural de Planaltina, que conta com as unidades básicas 10 (Núcleo Rural Taquara), 11 (Núcleo Rural Pipiripau II) e 17 (Jardim Morumbi). Há oito anos na região, ela diz que o carro da vacina tem sido bastante efetivo.
“Não podemos baixar a guarda neste momento. Temos que cuidar dos efeitos da pandemia causados na população e no sistema de saúde”Fernando Erick Damasceno, coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúdeesquerda
“Decidimos fazer a vacinação itinerante pela dificuldade de acesso da população à UBS e também pela baixa adesão. Tem sido uma experiência ótima. Eles ficam superfelizes, se sentem acolhidos e respeitados”, diz. A enfermeira relata que os profissionais encontram pessoas que nem sequer tomaram a primeira dose. “Com essa iniciativa, a gente viu o quanto a população ainda estava em falta para completar o calendário, tanto da covid-19 quanto de outras vacinas.”
O carro da vacina faz parte da estratégia de enfrentamento ao coronavírus da Secretaria de Saúde, que inclui medidas como a ampliação das salas de vacina e do horário de aplicação nas unidades básicas de saúde (UBSs) e a varredura vacinal documentada, quando os profissionais vão de casa em casa.
“Temos que continuar conscientizando a população de que ainda é um risco. Não podemos baixar a guarda neste momento. Temos que cuidar dos efeitos da pandemia causados na população e no sistema de saúde”, completa o coordenador da Atenção Primária.