14/10/2022 às 17:00, atualizado em 14/10/2022 às 18:32

II Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil abre inscrições

Poemas vencedores serão publicados em livro impresso, em braile e em audiolivro

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O secretário Bartolomeu Rodrigues considera que o Prêmio Candanguinho coloca Brasília em um ponto de destaque nacional no círculo que envolve o livro, a leitura e a oralidade | Foto: Divulgação / Secec

“O Prêmio Candanguinho tem a mesma característica ambiciosa do Prêmio Candango, que é a de colocar Brasília em um ponto de destaque nacional nesse círculo que envolve o livro, a leitura e a oralidade. Quando a secretaria realiza premiações como essas, está não só estimulando a leitura, mas dando incentivo para que Brasília se consolide enquanto celeiro de produção literária, tanto para o público adulto, quanto para o público infantojuvenil. Esse é um passo muito importante: dar oportunidade para essas pessoas e promover mais esse grande incentivo na cultura na nossa região”, conta Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.

Para Beth Fernandes, assessora especial da Secec e uma das idealizadoras do prêmio, o fato de o Candanguinho estar na segunda edição mostra o compromisso de continuidade dessa política pública. “O prêmio veio para ficar”, comemora a escritora. Beth conta que começou a escrever quando tinha apenas 10 anos e, ainda criança, não teve oportunidade semelhante a esta de poder mostrar as suas obras e ter a chance de ver um dos seus poemas publicados, assim como na premiação, que resultará em um livro com os poemas vencedores.

Na primeira edição do Candanguinho, em 2021, foram inscritas 180 poesias por meio de divulgação em redes sociais e junto a escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio – embora não seja restrito a estudantes -, além de instituições PcDs. A estratégia se repete e é ampliada em 2022. “Vamos formar a Caravana Candanguinho, com trovadores, para mostrar a força da poesia”, anuncia o diretor-presidente do Instituto Cidade Céu, Jones Abreu Schneider.

Para Elisa Raquel Quelemes, diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o prêmio é uma excelente oportunidade para a instituição, que é uma das responsáveis pela realização do edital, apresentar a toda a sociedade um processo de aprendizagem de escrita e oralidade da literatura. “A BNB tem o papel de fomentar em crianças e adolescentes o gosto pela leitura, a aproximação com a literatura e incentivar a arte da escrita”, explica a diretora da maior biblioteca pública do DF e Ride.

Serviço
II Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil
– Inscrições: de 18 de outubro a 11 de novembro de 2022
– Público: crianças e jovens de 6 a 17 anos do DF e Ride
– Categorias: 6 a 12 anos | 13 a 17 anos | PcDs de 6 a 17 anos
– Regulamento e Inscrições: https://premiocandanguinhodepoesia.com/
– Inscrições gratuitas

*Com informações da Secec