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25/11/2022 às 11:55, atualizado em 25/11/2022 às 15:02
O piso superior da estrutura vai abrigar um corredor exclusivo para ônibus e diversos canteiros. Com metade de sua área já em fase de acabamento, o espaço ostenta cifras grandiosas
O Túnel de Taguatinga envolve números grandiosos, próprios de uma construção que ostenta o título de maior obra viária do Brasil na atualidade. E quando se trata de seu boulevard, a matemática não poderia ser diferente. O piso superior da passagem, que abrigará um corredor exclusivo para ônibus e diversos canteiros, também apresenta cifras admiráveis.
[Numeralha titulo_grande=”14.960 m²” texto=”Área de pavimento rígido em toda a extensão da pista do BRT no Túnel de Taguatingadireita
A pista do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), terá 14.960 m² de pavimento rígido em toda a sua extensão. Desses, 8.056 m² já estão prontos.
Produzido com concreto de cimento portland (CCP), o revestimento é muito usado em vias de tráfego pesado por sua alta resistência – a vida útil é até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto.
O acabamento do corredor exclusivo para ônibus e dos canteiros que farão parte do projeto paisagístico ficará por conta de 8.000 m lineares de meio-fio.
[Numeralha titulo_grande=”8.000 m ” texto=”Extensão linear de meio-fio que será construídaesquerda
“Já temos 2.100 m executados, a maior parte dessa metragem concentrada na chamada fase 1 do boulevard”, afirma o engenheiro civil Samuel Teles. “Esse trecho, que vai da Estrada Parque Taguatinga até a Avenida Comercial, foi o primeiro a ser pavimentado.”
Além de dar um arremate às quatro faixas de rolamento do boulevard, o meio-fio tem importante função na drenagem das águas pluviais. É o paralelepípedo de concreto que disciplina o fluxo em direção aos bueiros. “O boulevard terá um total de 63 bocas de lobo”, calcula Samuel. “Temos 20 delas já prontas, todas na fase 1.”
[Numeralha titulo_grande=”63 ” texto=”Quantidade de bocas de lobo no boulevarddireita
Fazer um bueiro envolve mais do que abrir um buraco no meio-fio. É preciso cavar e cimentar uma espécie de caixote que deverá estar ligado à rede de escoamento. A chuva captada pela boca de lobo cai nesse compartimento e segue caminho pelas manilhas subterrâneas que compõem o sistema de drenagem.
A manutenção desse labirinto formado por grandes tubulações de concreto, tão essencial para manter uma construção livre de alagamentos, é feita por poços de visita (PVs). Só o piso superior do Túnel de Taguatinga terá 71 deles. Até agora, 24 foram concluídos na fase 1 e 26 na fase 2.
“Cada um desses compartimentos tem 9 m², com altura que varia de 2,5 m a 5 m”, conta Antônio Carlos Ribeiro Silva, engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “O acesso aos postos é feito por uma abertura na superfície com 72 cm de diâmetro, munida de escada.”