09/12/2022 às 15:59, atualizado em 09/12/2022 às 16:12

Ruas da Colônia Agrícola 26 de Setembro recebem terraplanagem e drenagem

Ação emergencial do GDF Presente ocorre desde novembro, início do período chuvoso no DF, e seguirá até janeiro. Mais de 40 mil moradores são beneficiados com a medida

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

As ruas não pavimentadas da Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires, estão passando por manutenções viárias desde o começo de novembro. A ação, executada pelo programa GDF Presente, inclui a terraplanagem e drenagem das vias, que estavam prejudicadas devido ao período chuvoso. Mais de 40 mil moradores da área são beneficiados com a melhoria.

Nesta semana, houve o descarregamento de cerca de 1,5 mil toneladas de Resíduo de Construção Civil (RCC), cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O material é utilizado no nivelamento das pistas não pavimentadas e ajuda na contenção de erosões e correção de valas causadas pelas chuvas.

Os reparos ocorrem na entrada da rua principal e nas ruas 1, 2, 3, 4, 5 e 6, para ajudar na trafegabilidade da população. Os mais impactados são os ônibus escolares que levam crianças e adolescentes para escolas de Taguatinga e Vicente Pires. Foram mobilizados esforços da Administração Regional de Vicente Pires, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Secretaria de Cidades e Secretaria de Governo.

Sete pessoas participam do trabalho, com apoio de uma pá mecânica e um rolo compactador, além dos caminhões usados para carga e descarga dos materiais. A previsão é que a força-tarefa permaneça no local até janeiro do próximo ano.

“São medidas paliativas para diminuir os transtornos aos moradores. Estamos empenhados em atender as demandas da comunidade e solucionar, na medida do possível, todos os problemas causados pelas chuvas”, afirma o administrador de Vicente Pires, Admilson Teixeira.

O gestor regional afirma que as manutenções viárias no 26 de Setembro ocorrem desde 2020 e que, desde janeiro deste ano, foram intensificadas. “É uma cidade em processo de regularização que precisa de uma atenção maior. Estamos sempre em contato com a população por meio de vistorias e em grupos em aplicativos de mensagem”, comenta Teixeira.

Segundo o coordenador do Polo Central 2, Anchieta Coimbra, além das manutenções nas pistas, ocorre a limpeza nos abrigos de ônibus e a retirada de lixo e inservíveis das áreas públicas. “As paradas estavam bem sujas por causa da chuva, com muita lama”, afirma ele. “Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e manter a cidade limpa”, completa.

Ruas da Colônia Agrícola 26 de Setembro recebem terraplanagem e drenagem