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04/01/2023 às 14:11, atualizado em 04/01/2023 às 14:59
Cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão
As primeiras placas cimentícias que vão forrar a laje do Túnel de Taguatinga começaram a ser instaladas. As peças feitas de cimento, fio sintético e celulose serão usadas para revestir o teto nas áreas próximas aos ventiladores. A cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão.
O teto do Túnel de Taguatinga é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas. “Esses vãos podem causar turbulência no jato de ar liberado pelo sistema de exaustão”, explica o engenheiro civil André Borges. “Por isso, vamos forrar cinco vãos para frente e cinco para trás de cada conjunto de ventiladores”.
As armações de aço galvanizado que sustentarão as placas já estão concluídas em metade do túnel sul, por onde os veículos vão trafegar no sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG). As placas cimentícias serão parafusadas a essas estruturas, conhecidas como steel frame.
A qualidade do ar no interior do Túnel de Taguatinga será garantida por 52 ventiladores. O lado sul terá 22 aparelhos. Já o lado norte exigirá uma exaustão mais potente – serão 30 equipamentos no percurso que irá da EPTG até a Elmo Serejo. Isso porque os veículos trafegarão contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem.