04/01/2023 às 18:47, atualizado em 04/01/2023 às 18:54

Projeto móvel de gastronomia capacitará profissionais

A primeira parada da iniciativa, que conta com apoio do FAC-DF, será no Gama. Outras RAs já estão no roteiro gastronômico

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O Distrito Federal é o terceiro maior polo gastronômico do Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel. Foi apostando nesse filão que o projeto Escola Móvel de Gastronomia ganhou rodas por meio da Associação Cresce. A ideia é capacitar pessoas interessadas em apostar no ramo. Para tal, de 8 a 18 de janeiro, uma carreta estará estacionada no Gama para atender os alunos. A iniciativa conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

As próximas regiões a receber a carreta são Ceilândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga

Outra novidade é o mapeamento de todos os estabelecimentos gastronômicos da cidade, de restaurantes a bares, passando por lanchonete a bistrôs. Enfim, todos os estabelecimentos que fornecem algum tipo de comida, com intuito de criar o aplicativo Gama Food. “O aplicativo, que terá os serviços de todas essas casas, será disponibilizado de graça para a população”, garante o presidente da associação.

Depois do Gama, a ideia é que a carreta da Escola Móvel de Gastronomia siga para outras regiões administrativas do DF. Os próximos roteiros já foram traçados, sem datas definidas ainda: Ceilândia, Guará, Sobradinho e Taguatinga.