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25/01/2023 às 18:14, atualizado em 25/01/2023 às 18:26
A cobertura é feita com placas cimentícias nas áreas próximas aos ventiladores
Parte do teto do Túnel de Taguatinga está sendo preenchida com forro. São placas cimentícias instaladas em armações de aço galvanizado em trechos próximos aos ventiladores. A cobertura é localizada antes e depois dos equipamentos.
“Essa execução do forro ocorre na região dos ventiladores para combater as turbulências. São forros fixados antes e depois da linha dos equipamentos”, afirma o engenheiro civil e supervisor da obra, Samuel Teles. O teto do túnel é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas.
A execução na laje teve início no começo do mês. Depois de 20 dias, a aplicação está avançada nas duas passagens subterrâneas. Além desse serviço, os túneis ainda recebem arremates em algumas placas cimentícias, acabamentos nas paredes de diafragma e execução de canaletas com tampas.
Ao todo, o Túnel de Taguatinga conta com 52 ventiladores, dos quais 30 ficam no lado do percurso da EPTG (Estrada Parque Taguatinga) até a Elmo Serejo, enquanto 22 estão posicionados no sentido contrário. Os aparelhos têm como objetivo garantir a qualidade de ar no interior da construção.
Considerada a maior obra viária em execução no Distrito Federal, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 37 mil motoristas que transitam pela região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões.