30/06/2016 às 21:48, atualizado em 30/04/2018 às 18:41

Plataforma colaborativa mapeará eventos culturais do DF

Governador participou do lançamento do Mapa nas Nuvens na noite desta quinta (30), em solenidade no anexo do Museu Nacional da República

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Todas as informações sobre a cultura de Brasília agora podem ser encontradas na plataforma on-line Mapa nas Nuvens — Cartografia Cultural do DF, por meio da qual qualquer cidadão terá a chance de criar um ponto georreferenciado que mostra a localização de espaços, agentes ou ações culturais, além de incluir informações sobre datas e horários de eventos. O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (30) no anexo do Museu Nacional da República.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Mapa nas Nuvens representa o primeiro passo para a criação do sistema de informações e indicadores culturais do DF, previsto pelo anteprojeto da Lei Orgânica da Cultura do DF, em fase de construção pela Secretaria de Cultura.

A iniciativa é uma parceria do governo de Brasília com o Observatório de Economia Criativa da Universidade de Brasília e o Instituto TIM. O software livre foi desenvolvido a partir do projeto Mapas Culturais do Instituto TIM, em parceria com o Ministério da Cultura, e está em cidades do Ceará, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo.

Também participaram do lançamento da plataforma o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio; o diretor do Museu Nacional da República, Wagner Barja; a secretária adjunta de Cultura, Nanan Catalão; o presidente da Companhia de Planejamento de Brasília (Codeplan), Lucio Rennó; a colaboradora do governo Márcia Rollemberg; a subsecretária de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Ione Carvalho, e a coordenadora de Formulação de Políticas Culturais da pasta, Lívia Frazão.

Edição: Marina Mercante