21/02/2023 às 18:42, atualizado em 03/03/2023 às 15:55

Um Carnaval especial

Bloco Portadores d’Alegria celebra a inclusão em festa dedicada às pessoas com deficiência

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Isaac Marra

Ele chegou ao bloquinho vestido de policial, com a cadeira de rodas empurrada pela mãe. Circulou pela festa, gastou um tubo inteiro de espuma de Carnaval, tirou fotos com integrantes da Polícia Militar (PM). Quando o sol começou a castigar, foi levado pelos pais a uma área coberta e acessível, de onde pode assistir à banda com todo o conforto. Aos 16 anos, João Paulo Batista é folião cativo do Portadores d’Alegria.

O bloco dedicado às pessoas com deficiência (PcD) animou o estacionamento 12 do Parque da Cidade na tarde desta terça-feira (21). Sob o comando dos grupos Trem das Cores e Chiquita Bacana, além das bandas da Baratinha e da Baratona, famílias inteiras se divertiram ao som de marchinhas carnavalescas e hits do axé. A organização do evento estima que 50 mil pessoas tenham passado pelo local durante as seis horas de festa.

Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“É um bloco familiar, onde as pessoas com deficiência se sentem seguras para se divertir de forma saudável e gratuita”, define Paulo Henrique de Oliveira, produtor do bloquinho

O que mais agradou Graziele de Araújo, 45 anos, no Portadores d’Alegria foi o clima familiar e a organização do bloco. A empresária saiu do Recanto das Emas com a família para aproveitar a festa. “É o primeiro Carnaval da Valentina e está sendo uma experiência muito boa”, observou. “A banda é ótima, tem muita criança, o policiamento está caprichado… Minha filha está curtindo bastante. E a gente também”.

A segurança do bloquinho foi garantida por um efetivo de 128 policiais militares. De acordo com o capitão Tiago Gomes, a característica familiar da festa ajuda a reduzir o número de ocorrências. “A maior parte das pessoas está acompanhada de crianças, isso faz com que todos moderem bastante o consumo de bebidas alcoólicas”, disse. “O ambiente está tranquilo, acredito que vamos terminar o dia sem qualquer ocorrência”.

Um carnaval especial