24/02/2023 às 16:41, atualizado em 03/03/2023 às 15:51

Folia na Praça levará música e brincadeiras a três regiões neste sábado

Evento será promovido pela Sejus, a partir das 9h, nas três estações de Cidadania e nas duas praças dos Direitos, localizadas em Ceilândia, Itapoã e Recanto das Emas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Ainda tem Carnaval? Sim! Olha o Carnaval aí gente! A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), promoverá no sábado (25), a partir das 9h, o evento Folia na Praça, de forma simultânea, nas três estações de Cidadania – duas em Ceilândia Norte e uma no Recanto das Emas – e nas duas praças dos Direitos, uma em Ceilândia e outra em Itapoã. Os participantes vão contar com ações de cultura e lazer, a serem ofertadas para todas as idades.

O objetivo do evento é buscar o fortalecimento de vínculos familiares e afetivos entre os participantes, a partir de um ambiente de festividades, com brincadeiras, apresentações musicais e de dança, com muitas marchinhas típicas do Carnaval.

Para a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, reforçar a alegria e a socialização em locais de alta vulnerabilidade social do Distrito Federal é garantir direitos aos cidadãos. “A Sejus oferece serviços que vão muito além daqueles que conhecemos como básicos ou essenciais. Trabalhamos para proporcionar qualidade de vida e apoio a todos, propiciando alegria sem descuidar da parte social”, afirma a titular da pasta.

A organização do Folia na Praça é da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir), da Sejus-DF, que desenvolve projetos, atividades, eventos e ações às comunidades mais vulneráveis do Distrito Federal. Todas as ações ocorrem por meio da mobilização de voluntários de cada uma das cidades.

Estação de Cidadania e Praça dos Direitos

A  Sejus é responsável por cinco locais designados para ações sociais. Ao todo, são três estações de Cidadania – duas em Ceilândia Norte, na QNM 28 e QNR 2; uma no Recanto das Emas, na Quadra 113, Lote 9; e duas nas praças dos Direitos – uma em Ceilândia, QNN 1, e outra em Itapoã, Quadra 203.

Nas praças dos Direitos são desenvolvidas ações para à população nas áreas de educação, saúde, profissionalização, esporte, cultura e lazer, e, ainda, desenvolvimento social.

As estações de Cidadania, também denominadas Pracinhas da Cultura, foram instituídas enquanto programa de promoção da integração de políticas distritais e nacionais nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, assistência social, justiça, segurança, paz social, lazer, formação profissional e tecnológica, por meio de voluntariado.

*Com informações da Sejus